>
País

Aulas da telescola arrancam hoje para 850 mil alunos do Ensino Básico

FOTO ANDRÉ KOSTERS/LUSA
FOTO ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Mais de 850 mil alunos do ensino básico contam a partir de hoje e durante o terceiro período com aulas de apoio através da televisão, e vão aprender com professores à distância devido à pandemia de covid-19.

Entre as 9:00 e as 17:30, mais de uma centena de professores vão entrar nas casas dos alunos que poderão aprender sem sair do sofá.

São 112 docentes de seis escolas públicas, duas privadas e da ciberescola, no âmbito do programa #Estudo Em Casa, um conjunto suplementar de recursos educativos, criado pelo Ministério da Educação, e que hoje começa a ser transmitido diariamente pela RTP Memória.

As aulas começam às 9:00 para os mais pequenos e terminam às 17:30 depois das matérias dadas aos do 9.º ano. A grelha horária está disponível em https://www.rtp.pt/estudoemcasa-apresentacao/

Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino estão encerrados, por decisão do Governo para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus, que já infetou cerca de 20 mil pessoas em Portugal.

Mais de dois milhões de crianças e jovens, desde creches ao ensino superior, ficaram em casa e a maioria tem aulas à distância através de plataformas ‘online’ ou trocas de ‘emails’ com os seus professores.

Há mais de 850 mil estudantes no ensino básico e os que estiverem a ter aulas com os seus professores durante o #Estudo em Casa poderão rever as matérias mais tarde através da RTPPlay.

Hoje também, o primeiro-ministro vai reunir-se com o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, para “preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas”.

De acordo com fonte do Gabinete do primeiro-ministro, António Costa pediu para ser recebido por Manuel Clemente, pelo que o encontro se realiza no Seminário dos Olivais, pelas 09:00.

“O tema único será perceber qual a melhor forma de preparar o levantamento das limitações às celebrações religiosas”, adiantou o gabinete de António Costa.

Em 13 de março, ainda antes de ser decretado o estado de emergência em Portugal, a Conferência Episcopal Portuguesa, presidida igualmente por Manuel Clemente, decidiu suspender as missas, catequeses e outros atos de culto até que esteja superada a atual crise sanitária devido à pandemia de covid-19.

O decreto do Governo sobre o terceiro período de estado de emergência em Portugal, que vigora desde sábado e até ao final do dia 02 de maio, mantém quase todas as restrições e regras estabelecidas há quase um mês.

Entre elas, mantém-se a proibição da realização de celebrações religiosas e outros eventos de culto que impliquem uma aglomeração de pessoas.

Fechar Menu