>
Coronavírus Mundo

Gmail regista 18 milhões de ‘mails’ diários de ‘phishing’ na semana passada

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Gmail bloqueia diariamente mais de 100 milhões de ‘mails’ de ‘phishing’, ataque informático que visa ‘pescar’ dados do utilizador, sendo que na última semana foram registados 18 milhões relativos à covid-19, revelou hoje a Google.

“Durante a última semana, observámos 18 milhões de ‘mails’ diários de ‘malware’ e de ‘phishing’ relacionados com a covid-19”, refere a Google, que detém o serviço gratuito de ‘webmail’ Gmail.

“E a isto juntam-se mais de 240 milhões de mensagens de spam [publicidade em massa] diárias relacionadas com a covid-19”, acrescenta a Google.

“Os ataques de ‘phishing’ e armadilhas ‘online’ que estamos a observar usam tanto o medo quanto os incentivos financeiros para criar urgência e tentar levar os utilizadores a responder. Os exemplos são: fazerem-se passar por organizações governamentais autorizadas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), para solicitar donativos fraudulentos ou distribuir ‘malware’ [código malicioso que visa infiltra-se no computador] e um aumento de tentativas de ‘phishing’ aos funcionários que trabalham a partir de casa”, alerta a tecnológica.

A Google refere que, em muitos casos, “estas ameaças não são novas - são campanhas de ‘malware’ existentes que foram simplesmente atualizadas para explorar a atenção intensificada na covid-19”.

A tecnológica aconselha ainda algumas boas práticas para evitar este tipo de ciberataques como por exemplo concluir o ‘checkup’ de segurança da conta de ‘mail’, evitar o ‘download’ [transferência de ficheiros] de origem desconhecida, evitar ou reportar ‘mails’ de ‘phishing’, entre outras medidas.

Fechar Menu