>
Coronavírus País

Açores recebem novo reforço de equipamentos de protecção e material clínico

Foto EPA/KIMMO BRANDT
Foto EPA/KIMMO BRANDT

Os Açores receberam hoje um novo reforço de material clínico e equipamentos de proteção para hospitais, unidades de saúde de ilha, bombeiros, forças de segurança, trabalhadores da Administração Regional e entidades do setor social para responder à pandemia.

Uma nota do executivo açoriano explica que, “tendo em conta as quantidades e volumetria do material proveniente da China, que obrigaria a Azores Airlines a realizar vários voos àquele país”, o Governo açoriano “decidiu fretar um avião cargueiro que transportou para Lisboa, entre quarta e quinta-feira, 793.600 máscaras de tipo FFP2, 683.750 máscaras cirúrgicas, 36.300 fatos de proteção integral, 700.000 luvas não esterilizadas e 100.000 zaragatoas, entre outro material”.

Parte deste material já chegou hoje a Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, num voo da Azores Airlines que “transportou 16.000 máscaras de tipo FFP2, 20.000 fatos de proteção integral e 100.000 zaragatoas”, enquanto “os restantes equipamentos serão transportados de Lisboa para a Região Autónoma do Açores nos próximos dias”.

Este material, segundo explica a secretária regional da Saúde, citada na nota do Governo açoriano, “será distribuído por hospitais, unidades de saúde de ilha, associações humanitárias de bombeiros, forças de segurança, trabalhadores da Administração Regional e entidades do setor social que prestem cuidados de saúde e outros serviços de interesse público”.

“Esta operação extraordinária assegurou maior celeridade e segurança no transporte aéreo, numa altura em que a procura global por este tipo de equipamentos continua a crescer e estão a ser impostas novas regras e procedimentos na China”, salientou a titular pela pasta da Saúde nos Açores, Teresa Machado Luciano.

Este material junta-se, assim, aos equipamentos de proteção individual transportados pela Azores Airlines no voo da China para São Miguel na segunda-feira, designadamente 240 mil máscaras cirúrgicas, 22.400 máscaras de proteção respiratória filtrantes FFP2, 300 mil luvas, 33.500 óculos descartáveis e 20.300 batas.

“Este processo de aquisição do Governo dos Açores representa um investimento global de 9,3 milhões de euros para dotar os profissionais de saúde e os elementos de várias áreas envolvidos no combate à pandemia de covid-19 dos meios necessários ao desempenho das suas funções”, salienta a governante.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 105 casos, verificando-se 11 recuperados, cinco óbitos e 89 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 59 em São Miguel, seis na ilha Terceira, quatro na Graciosa, seis em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Portugal regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Fechar Menu