>
Mundo

União Europeia congratula-se com troca de prisioneiros entre Kiev e separatistas

None

O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, congratulou-se hoje com a primeira troca de prisioneiros entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos e solicitou a continuação da aplicação dos acordos de paz.

“É um passo que celebramos para a aplicação de uma das medidas acordadas na cimeira com o formato da Normandia [Ucrânia, Federação Russa, Alemanha e França], realizada em Paris, em 09 de dezembro de 2019”, indicou, em comunicado, um porta-voz de Borrell.

O chefe da diplomacia comunitária confia em que “todas as partes continuem a trabalhar para aplicar” os acordos de paz de Minsk.

Mesmo assim, reafirmou o apoio da UE ao trabalho do designado formato da Normandia, da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa e do grupo trilateral de contacto.

A Presidência de Ucrânia indicou hoje, em comunicado, que regressaram a casa 20 cidadãos que estavam retidos nas autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, ao divulgar a lista das pessoas libertadas, pelo menos uma dezena de cada parte.

O conflito separatista no leste ucraniano começou em 2014 e já causou mais de 13 mil mortos.

Fechar Menu