>
Coronavírus País

Governo dos Açores convidará partidos e parceiros para analisar o pós-pandemia

Foto EDUARDO COSTA/LUSA
Foto EDUARDO COSTA/LUSA

O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que convidará os partidos e os parceiros sociais para integrarem o processo de “repensar” e “avaliar” as medidas a implementar na região ultrapassada a pandemia de covid-19.

“Convidarei os parceiros sociais, partidos, para participarem neste processo de repensar, avaliar o tipo de medidas que no seu entender serão necessárias nessa fase que se seguirá”, sendo desejável, acredita Vasco Cordeiro, o “máximo de consenso possível” em prol dos Açores.

O chefe do executivo regional falava em reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa Regional, que hoje se reúne para ouvir Vasco Cordeiro a propósito da atuação do Governo dos Açores na resposta à pandemia de covid-19.

Para o governante, à medida que a região se aproxima da “estabilização” da situação, é necessário “começar a pensar no que se segue”, nomeadamente na “reativação” e “recuperação” da economia e no “apoio aos que estão numa situação de maior fragilidade”.

Depois de elencar as diversas medidas implementadas pelo executivo em prol das empresas e famílias - e que têm a preocupação de serem “apoios complementares” aos de índole nacional -, Vasco Cordeiro ressalvou que a evolução da pandemia “impede qualquer projeção realista quanto ao seu término”.

Contudo, esta “tem e terá impactos duros e muito significativos” na economia e na sociedade açoriana, reconheceu, acrescentando haver uma “monitorização permanente e uma análise diária e constante dos efeitos desta crise”.

Os Açores detetaram já 100 casos positivos de covid-19, 88 dos quais ativos, tendo sido registado quatro óbitos e oito recuperações.

São Miguel é a ilha com mais casos ativos (55), seguindo-se Pico (10), Terceira (sete), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (quatro).

Fechar Menu