>
Mundo

Tumultos em Bruxelas devido a atropelamento de jovem origina 57 detenções

None

Um jovem de 19 anos morreu no sábado em Bruxelas, ao ser colhido por um carro-patrulha com reforços numa operação de controlo policial, e o incidente originou de madrugada tumultos que levaram à detenção de 57 pessoas.

O homem, que se deslocava de mota, terá tentado escapar ao controlo policial que o pretendia questionar sobre a sua presença na rua, numa altura em que existem restrições à circulação devido à pandemia da covid-19, quando foi atropelado, no bairro de Anderlecht.

O incidente originou manifestações e motins na noite de sábado, que se foram intensificando durante a madrugada de hoje, com o arremesso de pedras a veículos e instalações policiais.

Foram também incendiados carros e mobiliário urbano e está a ser investigado o furto de uma arma de um carro-patrulha.

A polícia admite que os incidentes possam continuar hoje e planeou “um sistema de intervenção reforçado”, o que pode implicar recorrer ao reforço de agentes de outras zonas da capital belga ou da polícia federal, caso a situação se agrave.

As circunstâncias da morte do jovem estão a ser investigadas.

A Bélgica registou, entre sábado e hoje, mais 268 mortes devido ao novo coronavírus, com um total de 3.600 mortes, das quais 54% ocorreram no hospital e 41% em casas de repouso.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus matou já 109.300 pessoas em todo o mundo, de acordo com o balanço feito hoje pela agência France-Presse (AFP), a partir de fontes oficiais.

O balanço da AFP, com dados coligidos até às 11:00 (hora de Lisboa) de hoje, aponta para 109.300 mortos desde que a doença covid-19 apareceu em dezembro na China.

Fechar Menu