>
Mundo

Mosteiro ortodoxo na Ucrânia fechado para quarentena após casos de contágio

Foto Reuters
Foto Reuters

O Mosteiro das Cavernas, o mais antigo da Ucrânia e um dos santuários mais importantes do rito ortodoxo oriental, foi encerrado hoje para quarentena depois de 63 casos de covid-19 terem sido detectados no domingo.

“Por decisão da comissão de emergência da capital, o Mosteiro das Cavernas (Mosteiro de Kiev-Petchersk), está encerrado para quarentena. Peço às forças policiais que monitorizem o cumprimento dessa medida”, disse o autarca de Kiev, Vitali Klitchkó, numa entrevista à imprensa por meio digital.

O autarca explicou que no mosteiro, com quase um milénio de existência, mais de 90 casos de covid-19 foram registados, dos quais 63 foram detectados neste domingo.

“A Câmara Municipal enviará equipamentos móveis de raio-X e uma brigada de médicos para recolher amostras. Temos de ter uma imagem real da situação”, disse Klitchkó.

Em 1990, o Mosteiro das Cavernas, juntamente com a Catedral de Santa Sofia, foi declarado Património da Humanidade.

O início da quarentena coincide com a celebração da Páscoa ortodoxa.

No total, 3.102 casos da covid-19 foram diagnosticados na Ucrânia e 93 mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infectou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infecção, quase 375 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Fechar Menu