>
Mundo

Imprensa livre é ainda mais importante em tempos de crise

Foto Photo by Denis LOVROVIC / AFP
Foto Photo by Denis LOVROVIC / AFP

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) defendeu hoje que “a imprensa livre e independente é ainda mais importante” em altura de pandemia de covid-19, vincando que “a melhor resposta à desinformação é a verdade”.

“A imprensa livre e independente é ainda mais importante em tempos de crise”, declarou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, falando aos jornalistas na teleconferência de imprensa que antecede a reunião ministerial de quinta-feira.

Questionado sobre a disseminação de desinformação, tanto relativamente ao papel da NATO como à pandemia, o responsável referiu que se assiste a “exemplos de propaganda e de ‘fake news’” e considerou que “a melhor resposta é a verdade”.

Em declarações prestadas quando se assinala o designado Dia das Mentiras, Jens Stoltenberg vincou que, “numa altura em que há quem se aproveite desta situação para difundir notícias falsas, é crucial salientar a importância de uma imprensa livre”.

“Precisamos das pessoas que fazem as perguntas difíceis sobre o funcionamento das organizações”, adiantou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 458 mil infetados e mais de 30.000 mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos.

Fechar Menu