>
Madeira

Há 45 anos “a terra tremeu” na Madeira e Porto Santo

Sismo durou 35 segundos

None Ver Galeria

A terra tremeu na Madeira a 26 de Maio de 1975. O DIÁRIO no dia seguinte apresentava em grande destaque na primeira página o sismo que se fizera sentirã fenómeno natural que alarmou a população e destruiu algumas casas.

A terra tremeu nas duas ilhas habitadas, durante cerca de meio minuto, provocando o pânico à população não habituada a este evento natural.

O DIÁRIO relatava de forma pormenorizada que “eram, precisamente, 9 horas, 13 minutos e 4 segundos, quando um surdo roncar da terá alertou todos os habitantes que, habituados às trepidações provocadas pela passagem fortuita de veículos pesados, não se aperceberam, à priori, do que se esta acontecendo”. No entanto, a insistência do fenómeno logo foi percebida e o alarme e medo instalou-se na população.

“As mulheres e crianças gritavam, havendo aqui e acolá alguns desmaios”, era referido na edição impressa do DIÁRIO, que dava conta ainda que a maioria da população abandonou as suas cassa ou locais de trabalho.

O DIÁRIO enaltecia ainda que “assistiu-se a cenas impressionantes de solidariedade humana, vendo-se jovens a ajudar pessoas idosas a descer as escadas e a vir para a rua”.

Apesar do grande “susto”, não se registou vítimas mortais, apenas danos materiais. Algumas famílias ficaram desalojadas.

Fechar Menu