>
Mundo

“Super terça-feira” democrata consolida luta entre Biden e Sanders

None Ver Galeria

Joe Biden venceu as primárias democratas nos Estados Unidos em pelo menos oito estados na “super terça-feira”, enquanto o senador Bernie Sanders conquistou quatro, incluindo a Califórnia, indicam dados preliminares avançados pelos ‘media’ norte-americanos.

Numa altura em que se desconhece ainda a distribuição exata dos delegados, estes resultados consolidam a luta entre os dois que representam a ala do Partido Democrata mais moderada (Joe Biden) e a progressista (Bernie Sanders).

A chamada “super terça-feira” é uma megajornada eleitoral para eleger mais de um terço dos 3.979 delegados, que vão escolher o candidato democrata nas eleições presidenciais de 03 de novembro.

Biden, cuja campanha era vista como estando quase morta há apenas uma semana, ressurgiu no sábado com uma grande vitória na Carolina do Sul e agora venceu Sanders nos seguintes estados: Alabama, Oklahoma, Tennessee, Virgínia, Carolina do Sul North, Arkansas, Minnesota e Massachusetts.

Já Bernie Sanders ganhou no estado da Califórnia, considerado o ‘grande prémio’ das primárias do Partido Democrata, por ser o mais populoso do país e que distribui 415 delegados para a convenção democrata, de acordo com os mesmos dados.

Além da Califórnia, Bernie Sanders venceu no Colorado, Utah e Vermont.

Os oito estados que Biden ganhou representam 559 delegados, que vão escolher o candidato do partido à Casa Branca nas eleições de 03 de novembro na convenção democrata, enquanto os quatro de Sanders representam 527 delegados.

De acordo com as estimativas, Biden lidera ainda o escrutínio no Maine e no Texas, este último considerado o segundo grande prémio das primárias com 228 delegados.

Nas últimas 48 horas, alguns dos principais nomes, como Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Beto O’Rourke, abandonaram a corrida e declararam apoiar o ex-vice-Presidente norte-americano de Barack Obama.

“Ainda é um pouco cedo, mas as coisas parecem muito boas”, disse Biden, durante a noite de terça-feira.

Enquanto isso, em Vermont, Sanders salientou que não se consegue “ganhar contra [o Presidente dos Estados Unidos, Donald] Trump com o mesmo tipo de políticas antigas”.

“Tenho absoluta confiança de que venceremos a indicação democrata e derrotaremos o Presidente mais perigoso da história deste país”, disse Sanders, chegado à “super terça-feira” com uma ligeira vantagem sobre Biden (60 delegados contra 54, respetivamente) após a votação nos quatro primeiros estados: Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

À parte de Biden e Sanders, a “super terça-feira” foi dececionante para os outros três democratas ainda na corrida: a senadora Elizabeth Warren, o bilionário Michael Bloomberg e o congressista Tulsi Gabbard.

Warren obteve resultados bastante discretos na maioria dos 14 estados, incluindo o próprio Massachusetts, onde ficou atrás de Biden e Sanders com 20% dos votos.

Além dos resultados fracos nos quatros estados que foram a votos antes da “super terça-feira”, a senadora nunca terminou acima do terceiro lugar. Os resultados de terça-feira podem acelerar a saída da corrida, de acordo com a agência de notícia Associated Press (AP).

Também o bilionário Michael Bloomberg, que optou por entrar na corrida à nomeação democrata só na “super terça-feira”, obteve resultados muito abaixo das expectativas, depois de ter gastado mais de 500 milhões de dólares (448 milhões de euros) na campanha.

A AP adiantou que Mike Bloomberg vai reavaliar hoje se permanece na corrida democrata à Casa Branca.

Por seu lado, Donald Trump ganhou, sem surpresas, a “super terça-feira” do Partido Republicano.

Trump foi acompanhando as eleições democratas e através da rede social Twitter distribuiu mensagens para os candidatos Warren e Bloomberg, apelidados de “Pocahontas” e de “Mini Mike”, respetivamente, por causa dos maus resultados de ambos.

Fechar Menu