>
Mundo

Reino Unido regista mais 381 mortes

País registou maior aumento diário de óbitos por covid-19 até agora

None

O Reino Unido registou mais 381 mortes entre pessoas infectadas com covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total acumulado de mortes confirmadas para 1.789, informou hoje o ministério da Saúde britânico.

Na actualização dos dados feita hoje, o ministério indicou terem sido diagnosticadas até agora 25.150 pessoas com covid-19 entre 143.186 pessoas testadas.

A taxa de mortalidade, apurada até às 17:00 horas de segunda-feira e que regista o maior aumento num só dia, está limitada aos casos de pessoas hospitalizadas, pois não estão a ser realizados testes a pessoas com sintomas no exterior.

Difere também da soma dos balanços feitos por cada uma das direcções gerais de saúde regionais, que apontam para um aumento diário superior, de 393 óbitos, das quais 367 em Inglaterra, 13 na Escócia, sete no país de Gales e seis na Irlanda do Norte.

Números publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas britânico (ONS) sugerem que o número de mortes resultantes da pandemia covid-19 pode ser mais elevado do que agora tem sido registado oficialmente.

De acordo com os dados relativos à semana que terminou a 20 de março, a covid-19 foi referida na certidão de óbito de 210 pessoas em Inglaterra e no País de Gales, mas as direcções gerais de saúde das respectivas regiões só tinham registado 170 mortes no mesmo período, uma diferença de 24%.

Isto porque o balanço diário dado pelas autoridades britânicas refere-se apenas às pessoas hospitalizadas, e não incluem os óbitos de pacientes no exterior, como em isolamento domiciliário, residentes em lares de idosos ou em outro tipo de locais de cuidados continuados.

Numa conferência de imprensa na segunda-feira, o conselheiro-chefe científico do Governo, Patrick Vallance, disse que não se deve prestar “muita atenção” às flutuações diárias da taxa de mortalidade, apesar de o número diário de mortes ter caído pelo segundo dia na segunda-feira.

Já sobre o número de pacientes hospitalizados, disse esperar que esse número continue ou aumente um pouco, mas que estabilize dentro de duas ou três semanas para depois começar a cair.

O Reino Unido tem registado uma média diária de 1.000 novas hospitalizações de pacientes com covid-19, tendo duplicado desde 4.300 na quinta-feira para 9.000 na segunda-feira.

Vallance considerou o aumento diário “estável”, o que “mostra que está a subir não num valor crescente, mas num valor constante, o que pode sugerir que já estamos a começar a ver algum efeito” das medidas de distanciamento social impostas pelo governo.

Defendeu ainda que estes números sugerem que o Reino Unido “não está numa aceleração rápida”, mas não exclui um agravamento da situação nas próximas semanas até se sentir o verdadeiro impacto das medidas implementadas só há uma semana atrás.

Fechar Menu