>
Coronavírus Mundo

Pessoas com doenças cardiovasculares sofrem mais com novo coronavírus

None

As pessoas com doenças cardiovasculares crónicas são das mais afetadas pela covid-19, e o novo coronavírus pode também provocar problemas cardíacos a quem não os tinha antes de contrair a doença, segundo um estudo hoje divulgado nos Estados Unidos.

“A covid-19 pode ter consequências fatais para as pessoas que têm doenças crónicas cardiovasculares, e pode causar danos cardíacos mesmo aos pacientes sem antecedentes”, lê-se no relatório feito pelo Centro de Ciência Médica de Houston, da Universidade do Texas.

Os efeitos nefastos de doenças virais, como a covid-19, já eram conhecidos ao nível das infeções respiratórias que podem dar origem a danos nos pulmões, e até mesmo levar à morte, nos casos mais graves.

Mas, os conhecimentos dos efeitos sobre o sistema cardiovascular deste tipo de vírus ainda eram escassos.

“É provável que, mesmo na ausência de anterior doença cardiovascular, o músculo do coração possa ser afetado pelo coronavírus”, salientou Mohammad Madjid, o cientista que liderou o estudo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25.000.

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268.

Fechar Menu