>
Madeira

ARM apela à moderação do consumo de água em Machico

A Águas e Resíduos da Madeira tem em curso obras de melhoria ao abastecimento de água em algumas zonas do concelho

None

A ARM-Águas e Resíduos da Madeira tem em curso, desde Agosto de 2019, os trabalhos de remodelação e ampliação das redes de abastecimento de água às seguintes zonas do concelho de Machico: Caramanchão, Fazenda, Moinho da Serra, Piquinho, Ribeira Grande, Terça, Serra de Água e Torre. Intervenção esta que tem em vista “a melhoria da eficiência do referido sistema e o fornecimento de água à população local”.

Atendendo à situação actual de Estado de Emergência e, consequentemente, um maior número de pessoas em casa, a ARAM tem vindo a registar diariamente “picos de consumo”, pelo que apela “à compreensão da população, bem como à moderação no consumo de água, evitando gastos desnecessários, como por exemplo a lavagem dos quintais e rega dos jardins, para permitir que todos disponham de água para as suas actividades essenciais”.

Em nota dirigida à comunicação social, a entidade lembra que “estas zonas de Machico são abastecidas por um sistema antigo que, actualmente, se encontra subdimensionado e deficitário, que em alturas de maior consumo (picos de consumos) como acontece por exemplo aos fins-de-semana e nos feriados, não assegura o abastecimento em quantidade e qualidade suficiente a toda a população local, registando-se faltas de água”. Situação esta agravada agora pelo isolamento social dos munícipes.

Os trabalhos em curso destinam-se precisamente à remodelação do reservatório e substituição e ampliação das redes de adução e distribuição de água. A ARM garante que “continua a fazer o seu trabalho e tem envidado todos os esforços para concluir estas obras, que serão essenciais para mitigar a situação de carência de água nas zonas identificadas”.

Fechar Menu