>
Coronavírus País

Tripulação do navio-escola Sagres vai ficar confinada ao navio

África do Sul impõe restrições à chegada do navio-escola Sagres à Cidade do Cabo

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

A tripulação do navio-escola Sagres vai ficar confinada ao navio quando aportar na próxima semana na Cidade de Cabo devido aos riscos de contaminação com a Covid-19, disse hoje à Lusa fonte diplomática.

O navio-escola português, a navegar no Atlântico Sul rumo à África do Sul, está autorizado a atracar no porto para receber apoio logístico, mantimentos, energia e outros, mas a tripulação não pode sair do navio, disse a mesma fonte à Lusa.

A informação foi confirmada na quinta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação sul-africano, referiu a mesma fonte, adiantando que as autoridades portuárias sul-africanas estão a analisar “navio a navio” no âmbito das restrições anunciadas pelo Governo para contrariar o surto de Covid-19 no país.

As autoridades sul-africanas concederam em dezembro uma autorização de aportagem diplomática de 72 horas à Sagres, segundo a fonte da Lusa.

Todos os eventos previstos em torno da visita do NRP Sagres à Cidade do Cabo foram também cancelados, acrescentou.

As associações e colectividades portuguesas na capital sul-africana anunciaram também o cancelamento de todas as actividades sociais agendadas, adiantou.

Até hoje, a África do Sul registava 202 casos de infecção positivos de Covid-19 em seis províncias do país, anunciou o ministro da Saúde sul-africano, Zweli Mkhize.

O navio-escola português era aguardado no próximo dia 27 na Cidade do Cabo no âmbito da celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Fechar Menu