>
Madeira

CMF dinamiza mês da protecção civil de 2 a 30 de Março

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) organiza, através do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC Funchal), a partir desta segunda-feira, o ‘Mês da Proteção Civil 2020’, com diversas actividades que assinalam o Dia Internacional da Protecção Civil, até 30 de Março.

O presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, que tem o pelouro da Protecção Civil no concelho, explica que “a nível internacional o intuito é chamar a atenção dos diferentes países para a importância da prevenção e da coordenação de esforços em caso de emergência e catástrofe”.

“A nível local procuraremos, por sua vez, promover uma maior cultura de segurança junto da nossa população, a partir de um importante leque de iniciativas que temos promovido nos últimos anos a este nível, e onde se destacam naturalmente os Núcleos Locais de Protecção Civil”, refere.

Adiantou ainda que o programa de actividades prolonga-se até ao final do mês, com iniciativas destinadas quer ao público em geral, quer à comunidade escolar,sendo que o Serviço Municipal de Protecção Civil estará, para o efeito, em plena Praça do Município em todas as segundas-feiras do mês de Março (dias 2, 9, 23 e 30), com uma exposição que vista informar os cidadãos das actividades desenvolvidas no âmbito da protecção civil municipal, sempre de uma forma lúdica e pedagógica.

O autarca reforçou que o ponto alto das actividades decorrerá dia 24 de Março, com a realização da simulação de uma situação de emergência na Praça, com o intuito de demonstrar como agir correctamente perante a situação simulada.

Ainda durante o mês de Março, terão lugar outras cações, nomeadamente destinadas à comunidade escolar, como é exemplo o ‘Joga com Agente P’, uma axção subordinada aos riscos naturais, com o objectivo de os alunos descobrirem os processos meteorológicos dos fenómenos mais frequentes no município e conhecerem as medidas de prevenção e autoprotecção a adpotar nestas situações.

Destaca ainda a participação num encontro online da Agência Espacial Europeia, promovido no âmbito da participação do Núcleo de Protecção Civil Jovem da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro no projecto Climate Detectives.

Fechar Menu