>
Coronavírus Mundo

Pena de prisão para ‘fake news’ sobre coronavírus

EPA/JIM LO SCALZO
EPA/JIM LO SCALZO

O governo da África do Sul promulgou hoje uma lei que prevê pena de prisão até seis meses para qualquer cidadão que divulgue falsas notícias sobre o novo coronavírus.

A África do sul contabiliza 150 pessoas infetadas pelo Covid-19, sendo o país mais atingido na África subsaariana, tendo aumentado cerca de um terço deste número nas últimas 24 horas.

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa declarou, no passado domingo, o estado de emergência nacional, tendo encerrado os estabelecimentos escolares durante três semanas e proibiu a entrada de cidadãos oriundos dos países mais afetados pelo coronavírus.

Por este motivo uma série de leis foi promulgada no Jornal Oficial [equivalente ao Diário da República português] na tentativa de impedir a propagação da pandemia.

“As pessoas que publiquem declarações, independentemente do meio e compreendendo as redes sociais, com a intenção de enganar outrem em relação ao Covid-19 tornar-se-á culpado de um delito e é passível de uma coima, de uma pena de prisão até seis meses ou ambas”, pode ler-se num dos artigos.

O ministro da saúde Zweli Mkhize afirmou hoje que a pandemia está a progredir rapidamente. A nível planetário esta pandemia infectou mais de 235 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9.800 morreram. Até ao momento nenhuma morte foi registada na África do Sul.

Fechar Menu