>
Coronavírus Mundo

Canadá mobiliza 82 mil milhões de dólares em ajudas

Foto AFP
Foto AFP

O primeiro-ministro do Canadá anunciou hoje um novo plano de 27 mil milhões de dólares canadianos (17 mil milhões de euros) em ajudas diretas e 55 mil milhões em adiamento de impostos, para enfrentar a pandemia de Covid-19.

“Neste período excecional, o nosso governo toma medidas excecionais”, declarou Justin Trudeau numa conferência de imprensa em frente à sua residência oficial.

“Vamos dar até 27 mil milhões de dólares em apoio direto aos trabalhadores e às empresas canadianas e 55 mil milhões para responder às necessidades de liquidez das famílias e das empresas canadianas sob a forma de adiamento de impostos, para estabilizar a economia”, detalhou.

“No total, este apoio de 82 mil milhões de dólares representa mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá”, sublinhou o primeiro-ministro.

Como os efeitos da pandemia se fazem sentir cada vez mais na economia canadiana, estas medidas “permitem aos canadianos pagar a sua renda e as suas compras e ajudam as empresas a continuar a pagar aos funcionários e fornecedores”, justificou Trudeau.

Estas medidas surgem depois de um primeiro pacote de 10 mil milhões de dólares canadianos desbloqueado na passada sexta-feira para ajudar as empresas do país.

O Canadá tem atualmente 600 casos confirmados de Covid-19 e oito mortos.

Fechar Menu