>
Coronavírus Madeira

Presidente do Conselho Médico da Madeira defende fecho dos aeroportos

Carlos Martins (à esquerda na foto), que já foi director clínico do SESARAM, tomou posse como presidente do Conselho Médico da RAM no passado dia 21 de Fevereiro.
Carlos Martins (à esquerda na foto), que já foi director clínico do SESARAM, tomou posse como presidente do Conselho Médico da RAM no passado dia 21 de Fevereiro.

O presidente do Conselho Médico da Madeira, da Ordem dos Médicos, Carlos Martins, considerou esta terça-feira que o primeiro caso confirmado de Covid-19 na Região, de uma turista holandesa, evidencia a necessidade do encerramento dos aeroportos.

“Neste momento o presidente do Governo Regional tem razão em fechar a Madeira. Não podem aterrar aviões, temos de estar isolados, mas ele já avisou isso há quatro ou cinco dias”, referiu à Lusa o otorrinolaringologista, sublinhando que os casos dos doentes que necessitam de tratamento no continente “estão salvaguardados”, porque o encerramento não abrange estas situações nem o transporte de carga.

Para Carlos Martins, “o caso de hoje vem confirmar o que o presidente tem vindo a dizer e a defender, mas o senhor Presidente da República e o senhor primeiro-ministro acham que não”.

O responsável apontou o exemplo de Macau, “onde eles fecharam tudo logo de princípio”, e realçou a necessidade de as pessoas ficarem em casa nesta luta de contenção da pandemia.

“Só sair para coisas inadiáveis, ir ao supermercado ou à farmácia, o resto deve ficar em casa”, alertou.

O responsável pelo Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira disse que o arquipélago tem “à volta de 740 médicos” e que “todos estão disponíveis para trabalhar”.

“Isto é uma guerra contra o vírus e estamos todos na linha da frente contra o adversário”, afirmou.

Hoje, o Governo Regional da Madeira anunciou o primeiro caso de Covid-19 na região, indicando que se trata de uma cidadã holandesa que se encontrava de férias na ilha.

Há dias que o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, pede o fecho dos aeroportos da região (Madeira e Porto Santo), já que o espaço aéreo é uma responsabilidade da República.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais 67 mil infectados e pelo menos 2.684 mortos.

Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde elevou hoje número de casos confirmados de infecção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Fechar Menu