>
Mundo

Primeiro caso de coronavírus detectado na Argélia

Foto EPA
Foto EPA

As autoridades argelinas anunciaram hoje um primeiro caso de coronavírus na Argélia, um italiano que chegou ao país do norte de África em 17 de fevereiro.

“O dispositivo de vigilância e alerta aplicado a nível nacional permitiu detetar dois casos, com 55 e 61 anos, que respondem à definição de suspeito. Um caso foi confirmado positivamente com coronavírus entre os dois (casos) suspeitos de nacionalidade italiana”, anunciou o Ministério da Saúde argelino.

Até ao momento, o único caso confirmado de infeção com Covid-19 em África tinha sido recenseado no Egito.

Segundo a televisão argelina, a pessoa infetada foi colocada em isolamento. Não foram indicadas as circunstâncias da sua infeção.

O ministério da Saúde assegurou ter “reforçado o dispositivo de prevenção em torno do caso confirmado, e o dispositivo de vigilância ao nível de todos os pontos de entrada” na Argélia.

Em Madrid, as autoridades também ativaram o protocolo por coronavírus após análises positivas a um jovem de 24 anos que esteve em viagem no norte de Itália, o primeiro caso na comunidade madrilena, informou o Conselho de Saúde espanhol.

Este caso é o quinto confirmado em Espanha nas últimas 24 horas, e o sétimo desde que foi anunciado o surto do coronavírus Covid-19.

As mesmas fontes referiram que o jovem começou a sentir sintomas ligeiros durante o dia de hoje, e as análises laboratoriais confirmaram o prognóstico. O jovem permanecia em casa, aguardando transferência para o Hospital Carlos III.

Ainda hoje, foram diagnosticados dois novos casos na Alemanha, segundo as autoridades regionais, incluindo um homem de 25 anos “possivelmente infetado em Itália, em Milão”.

O doente foi colocado em isolamento, precisou o ministério dos Assuntos sociais do estado regional de Bade-Wurtemberg (sudoeste).

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.707 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje, por cerca de 30 países.

Além de 2.665 mortos na China, onde o surto começou em dezembro de 2019, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Em Portugal, já houve 16 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises, e está ainda em avaliação um caso que se encontra hospitalizado em Lisboa.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo coronavírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.

Fechar Menu