Madeira

PJ faz buscas em três Câmaras da Madeira

A notícia é avançada pela Sábado e diz respeito a suspeitas de financiamento ilegal por parte do PS Madeira

None

Três câmaras municipais da Madeira estão a ser investigadas pela Polícia Judiciária. A notícia é avançada pela revista Sábado que fala em suspeitas de financiamento do PS-Madeira através de ajustes directos feitos entre as autarquias e empresas fantasma.

Uma das autarquias é, segundo a publicação nacional, a Câmara Municipal do Funchal que foi alvo de buscas esta quarta-feira.

Tal como o DIÁRIO revelou ontem à noite, a autarquia confirmou estar a “colaborar" com a PJ, "no âmbito de uma investigação em curso a várias entidades, suscitada por uma denúncia anónima online que remonta a 2018".

PJ realizou buscas na Câmara Municipal do Funchal

A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na Câmara Municipal do Funchal, no âmbito de uma investigação em curso.

De acordo com a Sábado, a Operação da Unidade Nacional Contra a Corrupção começou esta quarta-feira, na Câmara do Funchal e continua durante o dia de hoje em mais duas autarquias madeirenses, nomeadamente as de Machico e Porto Moniz, para além da empresa NP Publicidade, unipessoal. As três autarquias são socialistas e a empresa NP corresponde à actividade de Nélio Pereira, também socialista, que chegou a ser deputado municipal pelo Funchal. 
Nélio Pereira tem uma gráfica, em seu nome pessoal, e teve ajustes diretos com várias autarquias, incluindo a do Funchal, para a produção de materiais gráficos variados (folhetos e cartazes). As autoridades suspeitam que o esquema pudesse, alegadamente, servir para financiamento partidário. 

A Sábado adianta ainda que  alguns dos contratos tiveram lugar quando Nélio Pereira era autarca (deputado municipal) na Câmara do Funchal, que o contratou. O caso não é completamente claro, do ponto de vista jurídico, mas fontes conhecedoras do processo admitem que possa verificar-se aqui uma incompatibilidade, refere a publicação nacional, salientando que os contratos de Nélio Pereira remontam ao mandato de Paulo Cafôfo, que já não é autarca (foi o candidato independente apoiado pelo PS nas últimas legislativas regionais), mas o seu vice-presidente, à altura dos acontecimentos, era Miguel Gouveia, ou seja, o actual presidente da autarquia do Funchal. 

A Nélio Pereira tem registados contratos num valor total de 190.162 euros com quatro autarquias socialistas da Madeira: Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol.   

Fechar Menu