Artigos

Funchal 2020

Se queremos uma cidade mais segura, que mal tem uma Polícia Municipal?

A pandemia provocada pela COVID-19 que atravessamos colocou-nos a todos em sobressalto. A crise de saúde pública mundial inicial deu lugar a uma crise económica e social que diariamente vai-se colando à nossa pele. Concentrados em fazer tudo o que está ao nosso alcance para superarmos os enormes desafios que temos pela frente, é fácil esquecermo-nos do resto do caminho: do que percorremos até aqui e do que temos, colectivamente, pela frente, independentemente das dificuldades circunstanciais que atravessamos. É determinante não perdermos a perspectiva para não perdermos o futuro.

Que Funchal é este que temos hoje, afinal, e que vai além das notícias da espuma dos dias? O Funchal que temos é uma cidade que, para além de premiada a nível nacional e internacional em diversas áreas, o que muito deve orgulhar todos os funchalenses, que tão bem sabem receber quem nos visita e elogia, distingue-se também pelos progressos registados ao longo dos últimos anos em diferentes frentes. No momento difícil que vivemos, concentrados num bem maior, é importante que nos recordemos disso.

O Funchal é hoje uma cidade com menos dívida e mais financiamento externo, resultado de um longo trabalho desenvolvido pelo executivo e por técnicos que souberam sempre procurar novas soluções para enfrentarmos os obstáculos que nos vão colocando pelo caminho. É uma cidade mais sustentável, resultado do investimento em estratégias de renovação de frota e eficiência energética. Uma cidade que faz, através das Águas do Funchal, tudo o que está ao seu alcance para recuperar em quatro anos o desleixe de duas décadas de desinvestimento. Uma cidade mais transparente, moderna, próxima e acessível a todos os munícipes. Mais igual, inclusiva e justa. Uma cidade com mais investimento público de futuro, como atestam os 28 milhões de euros de obras que temos no terreno.

O Funchal é uma cidade mais segura do ponto de vista da Protecção Civil, como resultado do investimento realizado ao longo dos últimos anos nos Bombeiros Sapadores do Funchal e no Serviço Municipal de Protecção Civil. Os Bombeiros Sapadores do Funchal têm mais recursos humanos e mais qualificados, mais recursos materiais e melhores recursos técnicos. O Serviço Municipal de Protecção Civil tem o triplo dos profissionais formados na área e uma equipa multidisciplinar que desenvolve projectos pioneiros nas áreas da formação e sensibilização. Como prova maior de que os investimentos realizados nestas áreas têm sido acertados, temos as vidas salvas desde que instalámos mais de duas dezenas de Desfibrilhadores Automáticos Externos em todo o Funchal.

No presente, temos feito tudo o que está ao nosso alcance para não deixar ninguém para trás. Para que o Funchal seja verdadeiramente um município de todos. Criámos novos programas sociais, como o cabaz vital, para acudir às emergências do momento. Construímos mais e melhor habitação social, sem amianto e por isso mais segura para quem lá vive. Investimos na educação, com um programa pioneiro de distribuição gratuita de manuais escolares e tablets, mesmo em tempo de pandemia, e criando e alargando um programa de bolsas de estudo do ensino superior, que este ano chegará a todos os estudantes de licenciatura e mestrado integrado. Temos uma cidade mais amiga dos animais, com melhores condições para cuidar deles. Uma cidade com mais democracia participativa e melhor cidadania, que mais participação dos cidadãos, e que por isso tem já dois Orçamentos Participativos executados e recebeu no terceiro mais de uma centena de propostas, que em breve serão colocadas a votação. Somos um município que apoia o associativismo como nunca, nas áreas desportiva, cultural, ambiental, educativa e social, e que é, por isso e entre muitas outras coisas, considerado um Município Amigo do Desporto.

Mas não nos limitamos a responder aos desafios do presente. Também estamos a preparar o futuro. Foi por isso que construímos o Funchal 2030, um documento estratégico que prevê 300 milhões de euros em investimentos para a próxima década, nas mais diversas áreas de intervenção. É por isso que estamos a construir uma estratégia para a Cultura até 2030 e que candidatámos o Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027. É por isso que estamos a construir o Plano Municipal de Juventude 2030, em conjunto com todos os jovens e associações juvenis do Funchal; que estamos a preparar uma empreitada de 400 000 euros que requalificará e valorizará o nosso Mercado dos Lavradores; que trabalhos todos os dias, sempre com os olhos no futuro.

Três anos volvidos desde as eleições autárquicas, quando olhamos para o presente e para o futuro, sabemos que há desafios que continuam a precisar de respostas urgentes. Se queremos uma cidade mais segura, que mal tem uma Polícia Municipal? Se queremos uma cidade com mais investimento e mais capacidade de resposta aos desafios actuais, que mal pode fazer um Orçamento viabilizado? São essas as perguntas que devem ser feitas a quem se dedica mais a destruir do que a construir. Três anos volvidos, sabemos que temos feito tudo o que está ao nosso alcance para erguermos presente e futuro; na hora de combatermos a pandemia, não nos esquecemos do trabalho feito e do que ainda há para fazer.

Fechar Menu