Madeira

Eurodeputada Sara Cerdas rejeita cortes no POSEI

None

Diversos eurodeputados uniram-se, esta manhã, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para defender a manutenção do orçamento do POSEI (Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas RUP), no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual 21-27, no sentido de exprimir a sua preocupação e pressionar a Comissão e o Conselho Europeu a não aplicar cortes no envelope financeiro.

Sara Cerdas opõe-se aos cortes propostos pela Comissão e alerta que “sem o apoio contínuo da União Europeia, as produções locais tornam-se vulneráveis". Segundo a eurodeputada, "no caso das Regiões Ultraperiféricas, devido às suas necessidades específicas, no que diz respeito ao seu afastamento, insularidade, pequena dimensão, orografia e clima, qualquer corte neste programa será desastroso para os agricultores”.

Não aceitaremos cortes no POSEI! A União Europeia deve manter as dotações para este programa se pretende que a produção e a economia local nestas regiões não entre em declínio. A economia das regiões ultraperiféricas já está a entrar em recessão, pelo que não faz qualquer sentido reduzir o financiamento de apoio. Pelo contrário, estas verbas devem ser reforçadas

Desde que a Comissão Europeia apresentou a intenção de cortar, em 3,9%, as verbas do POSEI para as regiões ultraperiféricas, Sara Cerdas e os eurodeputados socialistas no Parlamento Europeu têm reivindicado a manutenção das verbas, dirigindo diversas cartas aos mais altos representantes.

Mais recentemente, Sara Cerdas assinou uma carta dirigida à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von Leyen, e à Ministra da Agricultura alemã, Julia Klöckner, que expunha os motivos e pedia a manutenção das verbas do POSEI.

Fechar Menu