Madeira

Selecção de futebol e extracção de inertes marcou edição de há 19 anos

Portugal confirmava mais uma presença num Campeonato do Mundo e ambientalistas reclamavam por presença em grupo de estudo

None

A 7 de Outubro de 2001, mais precisamente há 19 anos, era domingo e nessa edição do DIÁRIO, como em muitas outras, o futebol fazia imagem da capa, com o punho levantado do então craque da selecção, Luís Figo. Portugal acabava de carimbar a presença em mais um Mundial, a terceira.

Na sequência do jogo da véspera, realizado num Estádio da Luz, em Lisboa, à pinha e ganha pela selecção nacional por 5-0 frente à Estónia, numa altura em que o DIÁRIO tinha um suplemento desportivo, foram dedicadas cinco páginas a este feito. Refira-se que desde 2000, aquando do Europeu repartido entre Bélgica e Holanda, que Portugal não falha uma presença numa das duas grandes competições de selecções. Desta feita era a confirmação da terceira presença em Mundiais, repetindo 1966 e 1986.

Aqui pode ver melhor a primeira página desse domingo, 7 de Outubro de 2001.

Pode ver o resumo do jogo (os golos) aqui, com destaque para a extraordinária exibição do então melhor jogador português, autor de um 'golo de génio' e três assistências. Recorde-se que Portugal joga hoje frente à Espanha, num jogo particular no Estádio de Alvalade, em Lisboa, preparando a Liga das Nações, a mais recente competição em cuja primeira edição Portugal, em Junho de 2019, saiu vencedor no Estádio do Dragão, no Porto.

Voltando a coisas mais sérias, por assim dizer, esta edição também fica marcada por uma notícia sobre a pretensão de associações ambientalistas Quercus e Cosmos que "concordam com as recentes medidas do Governo Regional (GR) para disciplinar o sector da extracção de inertes. Mas queriam um lugar no grupo consultivo que está a trabalhar no assunto. O Executivo responde que ainda não estamos em fase de decisões. A etapa actual do processo tem cariz técnico, devendo ser os técnicos a liderá-Ia", frisávamos na entrada da notícia.

Um tema que ainda hoje gera polémica e que na altura apontava a exemplos: "O Executivo desencadeou um processo que, no seu término, poderá regularizar a extracção de inertes. Permitiu que, até ver, algumas explorações se  mantivessem - margens das ribeiras da Metade (Faial), Socorridos (Câmara de Lobos) e Porto Novo. E ainda no Castelejo (Jardim da Serra), Espigão (Ribeira Brava) e Pomar da Serra - e mandou encerrar outras, que têm obrigatoriamente de ser recuperadas", explicávamos.

Pode ler aqui parte do trabalho publicado como um "Madeira Especial".

Se é assinante, pode consultar o nosso arquivo 'e-paper' para ler toda a edição. Aquela que vos recordamos está neste link, com muitas mais matérias para recordar neste Canal Memória. 

Pode também ver as primeiras páginas do suplemento de desporto nos anexos em baixo.

Fechar Menu