Madeira

Secretaria das Pescas sensibiliza pescadores para redução do lixo marinho

None

A Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direcção Regional de Pescas, vai desenvolver acções de sensibilização junto dos pescadores, visando boas práticas ambientais que conduzam à redução e recolha do lixo marinho, assim como a gestão do lixo produzido a bordo das embarcações.

As acções a desenvolver visam ainda melhorar a gestão dos resíduos no porto de pesca do Funchal, porto-piloto para o desenvolvimento das acções, dotando-o de infraestruturas adequadas para a receção dos resíduos trazidos pelas embarcações de pesca que se associem ao projeto.

Estas acções decorrem da reunião realizada a 30 de Setembro para o lançamento do projecto 'OceanLit'. Trata-se de um projecto com orçamento global de 1 381 744,25 de euros comparticipado a 85% pelo 'Programa INTERREG MAC 2014-2020', do 'FEDER', que tem como principais objectivos gerar conhecimento sobre a problemática do lixo-marinho, bem como criar as soluções para favorecer a tomada de decisões para reduzir o lixo-marinho e o seu impacto.

O projecto introduz melhorias no sistema de gestão de resíduos, que incorpore o lixo-marinho em todas as fases do sistema, ou seja, recolha, selecção, tratamento e reciclagem.

Fechar Menu