Desporto

João Almeida continua líder na Volta à Itália

None

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) manteve hoje a camisola rosa, símbolo da liderança na volta a Itália, na oitava etapa ganha, em solitário, pelo britânico Alex Dowsett (Israel Star-up Nation).

Os 200 quilómetros que ligaram Giovinazzo a Vieste, com duas contagens de montanha, foram cumpridos em 4:50.09 horas, tendo Dowsett batido por 1.15 minutos um trio comandado pelo italiano Salvatore Puccio (INEOS).

João Almeida chegou no pelotão, liderado pelo australiano Michael Andrews (Sunweb), sétimo, a 13.56 minutos, e continua na frente do Giro.

Antes do início da tirada, o ciclista britânico Simon Yates acusou positivo à covid-19 e retirou-se do Giro, tornando-se no primeiro caso de um corredor em grandes voltas.

João Almeida garantiu  ir "dar o melhor" na dura nona etapa de domingo para manter a camisola rosa.

"Vai ser uma etapa importante para a classificação geral e tenho a certeza de que os ciclistas vão atacar para ganhar tempo, enquanto eu tentarei defender a minha 'maglia rosa'. Juntamente com a equipa, trabalhámos muito na última semana e vou dar o meu melhor para manter a camisola", garantiu, ao site da sua equipa.

"Hoje foi um dia tranquilo, durante o qual pudemos descansar as pernas para domingo, pois ninguém queria ir atrás de quem atacou", explicou, referindo-se a um sexteto que cedo avançou na tirada e deixou o pelotão a quase 14 minutos do vencedor.

João Almeida foi 17.º, integrando o pelotão liderado pelo australiano Michael Matthews (Sunweb), sétimo, a 13.56 minutos, e continua na frente do Giro, proeza que vai cimentando desde a terceira tirada.

"Os últimos sete dias foram muito difíceis e stressantes, por isso as equipas queriam ter uma etapa mais fácil antes de domingo, que será um dia bastante difícil e com muita escalada", completou.

O português tem 43 segundos de avanço sobre o espanhol Pello Bilbao (Bahrain) e 48 sobre o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

No domingo, véspera do primeiro dia de descanso, disputa-se a nona etapa, com 208 quilómetros a ligar San Salvo a Roccaraso, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria de 9,6 quilómetros e com subidas até 12% de declive.

Fechar Menu