>
Madeira Patrocinado

Redução de custos vs aumento de eficiência!!!

Siga os conselhos da Seta Verde Higiene, Lda para aumentar a eficiência

None Ver Galeria

Use os melhores sistemas/procedimentos de limpeza:

Uma maneira de aumentar a eficiência é implementar melhores processos de limpeza. Aproveite ao máximo cada movimento para economizar tempo.

• Use as duas mãos quando possível. Por exemplo:

- Use uma mão para pulverizar o produto de limpeza no pano e use a outra para limpar;

- Use uma mão para segurar um objeto enquanto usa a outra para limpá-lo.

• Evite o retrocesso – “voltar para trás”. Sempre que volta para outro lugar para ir buscar um pano de pó ou um produto de limpeza que se esqueceu, está a perder tempo e tempo é igual a dinheiro;

• Trabalhe no sentido do relógio em torno de uma sala. Andar às voltas numa sala é uma perda de tempo. Trabalhar num padrão circular (método ferradura) ao redor de uma sala é mais eficiente, além de diminuir a probabilidade de se esquecer de limpar alguma coisa;

• Limpe de cima para baixo. A gravidade afeta a limpeza. Limpe as áreas altas primeiro para que o excesso de poeira e detritos caia nas superfícies inferiores. Trabalhar desta forma evita a repetição da limpeza;

• Omita uma área ou uma superfície que não se encontre suja;

Algumas superfícies não precisam ser limpas com a mesma frequência que outras (por exemplo: as laterais de uma mesa não precisam ser polvilhadas com tanta frequência quanto a parte superior);

• Mantenha o material/acessórios/equipamento de limpeza próximos de si. Evite retroceder usando um balde ou um “caddy” de limpeza para transportar os produtos e acessórios consigo;

• Deixe os produtos de limpeza atuar. Alguns produtos precisam de tempo para trabalhar melhor. Tentar apressar, pode custar mais tempo e esforço.

A frequência com que uma tarefa de limpeza é concluída afetará muito o tempo necessário para a limpeza. As superfícies limpas semanalmente vão acumular maior quantidade de sujidade do que as superfícies que são limpas diariamente, exigindo mais tempo e esforço para atingir a limpeza desejada.

Além disso, limpar com menos frequência geralmente requer uma quantidade maior de produtos de limpeza e esforço para obter o mesmo resultado.

Sempre que possível, limpe as áreas mais difíceis com mais frequência, como casas de banho, pisos e cozinhas. A remoção regular de gordura, sujidade, espuma de sabão e desperdícios garantirá que a sujidade não acumula e o uso de determinados produtos de limpeza garantirão belos resultados, sem reduzir a produtividade.

Use o melhor material de limpeza:

Material e equipamentos de limpeza que economizam tempo podem aumentar a produtividade.

Embora exija um investimento inicial, a compra de material e produtos mais eficientes pode reduzir significativamente os custos de mão-de-obra.

Alguns exemplos:

• Limpeza de uma bancada suja de cozinha com um produto multiuso pode não ser o mais adequado, mas tentar um desengordurante ou um produto com um componente específico para a tarefa pode influenciar a qualidade e eficiência da limpeza;

• Uma nódoa numa alcatifa dificilmente será removida só com sabão e água, mas se utilizar um removedor de nodóas adequado e uma máquina de injecção/extracção vai conseguir retirar a nódoa, enxaguar o local e extrair qualquer excesso de água e resíduos químicos facilmente;

• Se tem muitas alcatifas que consumem muito do seu tempo, faça um upgrade para um aspirador com um rendimento melhor. Por exemplo, os aspiradores de mochila permitem limpar mais do que o dobro do espaço, ao invés do tradicional aspirador vertical.

• Se ainda utiliza esfregões e panos de limpeza básicos, mude para um sistema de limpeza de microfibras. Pesa menos, requer menos líquido para limpar e os panos podem ser lavados centenas de vezes antes de serem substituídos. Tudo isso contribui para uma limpeza mais eficiente.

Use o melhor que pode comprar:

Fornecer à equipa de limpeza os produtos e ferramentas de melhor desempenho permitirá que eles façam um melhor trabalho no menor tempo possível.

Produtos de limpeza altamente concentrados são muito mais eficazes do que suas contrapartes mais económicas e aquosas.

Além disso, melhoram instantaneamente a produtividade das equipas de limpeza, utilizando componentes de alta qualidade, que combatem a sujidade mais rapidamente e proporcionam resultados mais rápidos, sem comprometerem a segurança ou danificarem as superfícies.

Cuidar do material e equipamentos da limpeza

Se não cuidar das suas ferramentas e equipamentos, estes não terão um desempenho tão bom e terão um tempo de vida útil diminuído, obrigando à sua substituição, e, por consequência, contribuirão para o aumento de custos.

Treine a sua equipa com as melhores práticas de manutenção de equipamentos, como esvaziar os sacos de aspirador quando estão cheios ou trocar as borrachas das escovas quando estão gastas, para evitar que danifique o pavimento, não esquecendo as práticas de limpeza no final do dia, como enxaguar ou lavar panos de limpeza, franjas, mopas e esfregões.

Nunca deixe de dar Formação

A formação da equipa é crucial para melhorar o desempenho no trabalho. Pessoas que estão sempre a aprender tornam-se mais motivadas. Equipas motivadas geram melhor eficácia e melhor ambiente no trabalho!

Oferecemos vários programas de formação que garantirão que a sua equipa seja tão eficiente e eficaz quanto possível.

A Seta Verde - Higiene, Lda. possui uma oferta variada de produtos de limpeza profissionais, da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.

Otimizar a limpeza é ser sustentável!

Ficou com dúvidas? Contacte-nos!

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte www.setaverde.pt para conhecer os nossos produtos e serviços.

Boas Limpezas!

Fechar Menu