Madeira

Chuva mantém Madeira e Porto Santo no amarelo

O aviso está em vigor até às 18 horas. Os aguaceiros podem vir acompanhados de trovoada

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Está em vigor um aviso amarelo até às 18 horas de hoje em todo o arquipélago devido à precipitação, estando previstos aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada na costa Norte e Sul, nas regiões montanhosas e ainda no Porto Santo, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Hoje conte ainda com céu geralmente muito nublado, vento moderado a forte (30 a 45 km/h) de Nordeste, com rajadas até 70 km/h até ao início da manhã. Nas terras altas as rajadas podem chegar aos 80 km/h mas também só nestas primeiras horas. Está prevista uma pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal as previsões são idênticas, mas o vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante Leste. A temperatura máxima será de 19ºC e a mínima de 15ºC. No Porto Santo os valores descem para 18ºC e 14ºC. Com os mesmos valores está hoje o Caniçal. Machico e Santa Cruz têm 15ºC de mínima. Com 15 está também Câmara de Lobos, que chega aos 20 na parte mais quente do dia. Na ponta do sol a máxima será igualmente de 20ºC, sendo a temperatura mínima prevista de 16ºC. Na Ponta do Pargo conte com 13ºC-18ºC, no Porto Moniz com 14ºC-17ºC, em São Vicente com 13ºC-17ºC e em Santana com 13ºC-16ºC.

No mar, a água está entre os 18/19ºC. Estão previstas ondas de Noroeste com 2 a 3 metros a Norte e ondas de Sueste com 1 a 1,5 metros na costa Sul.