Madeira

Derrocada na Estrada Regional entre São Vicente e Porto Moniz ‘bloqueia’ caminheiros

Foto Caminho Real da Madeira Ver Galeria
Foto Caminho Real da Madeira

Já está na estrada a ‘III Volta à Madeira pelo Caminho Real 23’, périplo que teve início esta manhã, no concelho Porto Moniz. Se nos primeiros quilómetros o caminho fez-se sem quaisquer obstáculos de maior, com passagens por Ribeira da Janela e Seixal, a verdade é que a comitiva teve de realizar um desvio quando se preparava para chegar a São Vicente, logo antes da Ribeira do Inferno.

“De socorro uma quebrada que colmatava por completo o #CR23 [Caminho Real 23] obriga, num lamento colectivo, a um novo desvio para os túneis da Via Expresso e o viaduto sobre Ribeira do Inferno”, pode ler-se na publicação efectuada pela associação, no Facebook, rede social onde a caminhada pode ser acompanhada.

De resto, este não é, de facto, o primeiro desvio que os caminheiros tiveram de ser obrigados a fazer, dado que na zona do Véu da Noiva o troço da Estada Regional 101 também está bloqueado. Contudo, esta quebrada partilhada pela associação é recente e poderá estar associada ao Inverno que já passou.

Neste primeiro dia de percurso, os caminhantes param na Ponta Delgada (30 quilómetros), seguindo-se depois as passagens por Santana (14 de Abril), Machico (15 de Abril), Funchal (16 de Abril), Ribeira Brava (17 de Abril), Estreito da Calheta (18 de Abril), Lombado dos Marinheiros (19 de Abril) e, por fim, Porto Moniz (20 de Abril).

Pode ainda ver o vídeo que o DIÁRIO registou aquando da reportagem efectuada na Estrada Regional 101 entre São Vicente e Porto Moniz, a fim de perceber em que estado é que a mítica passagem do Norte da Madeira se encontrava em Julho de 2018.