Madeira

Funchal acolhe 16.º Congresso Nacional de Bioética e 9.º Fórum Luso-Brasileiro nos dias 26 e 27

None

Nos dias 26 e 27 de Abril, o Funchal irá acolher o 16.º Congresso Nacional de Bioética e o 9.º Fórum Luso-Brasileiro, intitulado ‘Ética e Integridade Científica’, evento que decorrerá no Auditório do Colégios dos Jesuítas da Universidade da Madeira.

A sessão de abertura, que acontece dia 26, pelas 9 horas, será presidida pelo Reitor da Universidade da Madeira, José Carmo e contará ainda com as intervenções: do secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos; Rui Nunes, do departamento de Pesquisa da UNESCO em Bioética; Guilhermina Rego, da Associação Portuguesa de Bioética; Judite Sá, do Pólo Madeira da Associação Portuguesa de Bioética, e Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.

O programa prossegue, às 10 horas, com a conferência ‘Research Integrity and Global Science’, proferida por Lex Bouter, representante da ‘The World Conferences on Research Integrity’ e com moderação de Francisca Rego.

Pelas 11h30, realizar-se-á uma mesa redonda, com o temática ‘Educação para a Integridade’. Às 12h15 há debate e, às 12h30, a abertura da exposição ‘Pontes para a Bioética’.

Na parte da tarde, Vaz Carneiro profere uma conferência sobre ‘Medicina Baseada na Evidência’.

Às 15h15, há nova mesa redonda sobre ‘Integridade Científica’.

O encerramento Oficial do Congresso e Entrega do Prémio para o Melhor Póster, pelo director do Conselho Federal de Medicina (Brasil), José Gallo, e pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, acontece no dia 27, pelas 12h30.

Às 14h30 terá lugar a Conferência Satélite 9.º Fórum Luso-Brasileiro.