>
Madeira Patrocinado

Está a matar ou espalhar germes na limpeza?

Um ambiente limpo garante saúde e bem-estar. Contudo, limpar não é o mesmo que desinfetar. Saiba como fazê-lo de modo eficaz!

None Ver Galeria

Existem dois conceitos distintos que muitas vezes são confundidos: a limpeza e a desinfeção. Pode limpar sem desinfetar. Mas nunca poderá desinfetar sem limpar, pois se o tentar fazer estará apenas a perder o seu tempo e energia.

Conselho profissional 1:

Relembrando: Pode limpar sem desinfetar, mas não pode desinfetar sem limpar. Se tentar desinfetar sem efetuar o processo de limpeza está apenas a gastar o seu tempo e energia, pois os germes irão voltar assim que descansar o pano!

Se estiver a limpar e sem necessidade de matar e remover germes e micróbios, não é preciso desinfetar.

Contudo, se pretender matar os germes e os micróbios de uma superfície, primeiro deve limpar bem o local e depois deve proceder à sua desinfeção.

Conselho profissional 2:

Se utilizar um produto desinfetante para limpar sujidade, como por exemplo, no caso de ter derramado um refrigerante ou restos de alimentos, não está a remover efetivamente a sujidade.

Tentar limpar com um produto desinfetante deixará a superfície pegajosa e com cheiros depois da secagem do produto, mas a sujidade ainda lá ficará.

Conselho profissional 3:

É preciso limpar antes de desinfetar!

É importante limpar ou remover toda a sujidade visível antes da desinfeção. A limpeza remove a sujidade solta, preparando a superfície ou o objeto para ser desinfetado.

O acto de desinfetar irá matar os germes e bactérias existentes na superfície a limpar, impedindo que estes se espalhem. Contudo, se uma superfície não for limpa primeiro, os germes podem se esconder na sujidade reduzindo a eficácia do desinfetante e voltando a contaminar a superfície assim que o produto secar.

Sabia que:

Existem vários mecanismos utilizados pelas bactérias para a sua reprodução, sendo que, no fim do processo, a maioria das bactérias irá originar duas? Nas condições certas, bactérias como Escherichia coli, mais conhecida como E.coli, podem se dividir a cada 20 minutos. Isso significa que em apenas 7 horas, uma única bactéria dará origem a cerca de 2 097 152 bactérias.

A desinfeção pode ser feita num processo de uma ou duas etapas:

Processo de uma etapa

O processo de limpeza e desinfeção em apenas uma etapa consiste na realização destas tarefas em simultâneo, com um produto rotulado como produto de limpeza, com ação desinfetante ou produto de limpeza desinfetante.

A conjugação destes produtos (de limpeza e desinfetantes) tem a valência de remover a sujidade e os germes, matando-os ao mesmo tempo.

Certifique-se que está a deixar o produto desinfetante actuar durante o tempo de permanência recomendado. Só assim este irá produzir o seu efeito.

Respeitar o tempo de permanência indicado nos rótulos dos produtos é fundamental para garantir a eliminação de todos os organismos indesejados numa superfície.

Às vezes, o uso de produtos de limpeza e desinfetantes combinados não é tão eficaz quanto o método de duas etapas.

Estes produtos conjugados podem não ser os mais indicados para a remoção adequada de sujidades mais pesadas, mas essa remoção é crucial para permitir que o desinfetante.

Processo em duas etapas:

No processo de limpeza e desinfeção em duas etapas, a superfície é primeiramente limpa e só depois desinfetada, usando dois produtos diferentes.

Primeiro, um agente de limpeza é aplicado para remover a sujidade existente na superfície ou no objeto. É aconselhável que utilize um pano de microfibra para aplicar o produto na superfície. Escolha um pano colorido diferente para cada superfície diferente em sua instalação, evitando uma possível contaminação cruzada. Cada área, cada cor.

O segundo passo consiste em aplicar um desinfetante na superfície ou objeto.

Na sua aplicação, certifique-se que durante o tempo de permanência recomendado pela rotulagem do produto, o desinfetante está húmido na superfície.

O tempo de atuação e o processo de remoção irão determinar a eficácia do procedimento de desinfeção. Se não cumprir o tempo de permanência recomendado pelo fabricante indicados nos rótulos, o produto não atingirá a eficácia pretendida.

Um processo de desinfeção incompleta apenas reduz a quantidade de germes existentes, mas uma vez que a sua reprodução é contínua, estes voltarão a se espalhar.

Ficou com dúvidas? Deixe um Especialista em Higiene, da Seta Verde Higiene, Lda analisar os seus produtos e procedimentos de limpeza atuais para ajudá-lo a identificar melhorias nos procedimentos de limpeza e desinfeção.

A Seta Verde Higiene, Lda pode ajudá-lo a desenvolver um programa de limpeza eficaz e recomendar os melhores produtos, processos e formação para suas instalações e orçamento.

Possuímos uma oferta variada de produtos de limpeza da sua marca registada Biosoluções e sistemas de higiene e limpeza, adequados aos diferentes sectores de atividade (Cozinha – Housekeeping – Lavandaria – Automóvel & Oficinas entre outros), conjugando o aumento da rentabilidade, a diminuição dos custos e o aumento da produtividade.

Contacte-nos para mais informações:

Telefone:+291 930 500

E-mail: [email protected]

Boas Limpezas!

Fechar Menu