Madeira

Albuquerque visita amanhã produção agrícola na Calheta

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 4 de Janeiro, pelas 12 horas, uma produção agrícola na Calheta, localizada no Parque Empresarial.

O investimento é da responsabilidade da ‘Naipe de Génios’, uma empresa cujo gerente é Jorge Rafael Mendes Gonçalves, empresário agrícola há mais de 15 anos.

A exploração localiza-se num terreno com 5.300 metros quadrados, localizado no Parque Empresarial da Calheta. Contempla a instalação de uma estufa com 4.520 metros quadrados, para a produção de pimento.

Utiliza método inovador, com produção em hidroponia, utilizando travesseiros de fibra de côco.

O investimento elegível é de 464.283,65 euros e o valor do apoio do PRODERAM é de 278.570,19 euros.

A produção estimada é de 16.500 plantas por ano/campanha, ou seja, 164.980 quilos, o equivalente a 10 quilos de planta por ano e a 355 mil quilos por hectare/ano.

O produto deverá ser comercializado para os supermercados Continente, apenas para o mercado regional. Aliás, o empresário em causa já tem acordo com a cadeia de supermercados, na comercialização de pepino.

Refira-se também que está contemplada a contratação permanente de três trabalhadores e que a água de rega será disponibilizada pela ARM.

Acrescente-se igualmente que o investimento contempla a construção de dois acessos pedonais (de 180 metros quadrados e de 30 metros quadrados), de um armazém agrícola com 150 metros quadrados e de um tanque pré-fabricado, com 271,2 metros cúbicos, para além de outras pequenas estruturas.

O empreendimento implicou ainda a aquisição de uma máquina de sementeira automática e de diverso outro equipamento de apoio à produção, por forma a maximizar a qualidade do produto final e o rendimento do empresário agrícola.