Madeira

Entre o brilho do sol, as nuvens e a chuva

As temperaturas voltam a cair neste início de semana

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Hoje o sol vai disputar o céu com as nuvens, num dia em que o azul estará geralmente muito coberto, mas com boas abertas nas vertentes Sudoeste da ilha da Madeira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê ainda aguaceiros fracos, mais frequentes nas vertentes Norte e nas zonas montanhosas e vento moderado (20 a 30 km/h) predominando de Nordeste, soprando moderado a forte (até 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h, no extremo Leste da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas até meio da tarde. Está ainda prevista uma pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Hoje na zona do Funchal as previsões são de céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco (inferior a 15 km/h), sendo também aqui esperada uma pequena descida da temperatura máxima que nesta segunda-feira será de 19ºC. A mínima é de 14ºC.

Em Câmara de Lobos os valores ganham amplitude, a mínima será de 13ºC e a máxima de 20ºC; no Caniçal vão estar entre os 15ºC e os 17ºC; no Porto Moniz entre os 14ºC e os 17ºC; e em Machico, Santa Cruz e Porto Santo entre os 14ºC e os 18ºC

Na Ponta do Sol os termómetros vão registar na parte mais fria também 14ºC e na mais quente 20ºC

Na Ponta do Pargo e em São Vicente estará mais frio, com a mínima a descer aos 12ºC e a máxima a chegar aos 17ºC, o mesmo acontecendo em Santana, mas aqui a máxima será de 16ºC.

Esta noite as temperaturas desceram abaixo dos zero graus, às 6 horas registou-se -0,2ºC no Pico do Areeiro.

Quanto ao estado do mar para hoje, o IPMA prevê na costa Norte ondas de Norte com 1,5 a 2,5 metros e na costa Sul ondas do quadrante Sul com 1 metro. A temperatura da água do mar está nos 19ºC.