Madeira

Trânsito interrompido no domingo devido à V Maratona do Funchal

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) informa que devido à realização das Provas de Atletismo designadas ‘V Maratona do Funchal/Campeonato Nacional de Maratona, VIII Meia Maratona e Mini Maratona do Funchal’, proceder-se-á a interrupções e condicionamentos de trânsito em arruamentos do Funchal, entre as 07h30 e as 14 horas, do próximo dia 20 de Janeiro (domingo).

A autarquia solicita-se “aos condutores a melhor compreensão pelos incómodos causados e a colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente, assim como as orientações emanadas pelos agentes da Polícia de Segurança Pública”.

Assim, estão previstas as seguintes interrupções:

1 -O trânsito estará interrompido a partir das 07h30 com previsão de abertura entre as 11 h30 e as 12h30 na Estrada Monumental, Caminho do Amparo a sul da Rua do Vale da Ajuda, Rua José António de Freitas Gonçalves, Rua Nova do Vale da Ajuda a sul da Rua do Vale da Ajuda (em que apenas será permitido o acesso ao hotel, edifícios residenciais e parque de estacionamento do Fórum Madeira), Rua da Casa Branca a sul da Rua Velha da Ajuda (em que apenas será permitido o acesso ao hotel e parque de estacionamento dos edifícios ali existentes), Rua Dr.0 Pita a sul da Rotunda Paulo Martins (sentido descendente), Ponte do Ribeiro Seco (faixa sul) e Avenida do Infante (faixa sul), sendo que a via mais a norte, no sentido ascendente deste arruamento, ficará aberta ao trânsito.

2 - Fica condicionado o trânsito nos arruamentos que fazem ligação às interrupções acima, nomeadamente: Rua do Cabrestante, Rua da Ponta da Cruz, Rua da Quinta Calaça, Travessa da Ajuda, Rua Saint Helier, R. Prof. Dr. Gunther E. Maul, Rua Francisco de Sousa, Rua de Leichlingen, Rua Simplício dos Passos de Gouveia e Rua do Gorgulho.

3 - Entre as 08h30 e as 14 horas, os seguintes arruamentos estarão interrompidos ao trânsito: Avenida Sá Carneiro, Túnel de acesso à Rotunda Sá Carneiro (a sul da rotunda junto ao Centro Comercial La Vie), Rua Cónego Jerónimo Dias Leite, Rotunda do Infante (semicircunferência sul), Rua do Conselheiro José Silvestre Ribeiro, Avenida Arriaga, Rua do Aljube, Ponte do Bettencourt, Rua 5 de Outubro a sul da Ponte Nau Sem Rumo, Rua 31 de Janeiro a sul da Ponte do Bettencourt, Rua Dr.° Fernão de Ornelas, Rua do Ribeirinho de Baixo a sul da Rua do Seminário, Rua Visconde do Anadia, a sul da Ponte do Carmo (exceto acesso ao parque de estacionamento privado do edifício Anadia), Rua do Brigadeiro Oudinot a sul da Ponte do Mercado, Largo dos Varadouros, Rua dos Profetas, Praça da Autonomia, Rua da Casa da Luz e Rua D. Carlos I.

4 - Durante esta interrupção, os condutores que circulam na Avenida Luis de Camões (sentido descendente), serão canalizados para a Ponte do Ribeiro Seco (lado norte) e posteriormente para a Rua Dr. Pita (sentido ascendente).

Estacionamento

O estacionamento de duração limitada e docas de estacionamento localizadas na Avenida Sá Carneiro, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Rua do Aljube, Avenida Arriaga e Estrada Monumental encontrar-se-á proibido entre as 07h30 e as 14 horas.

Mais se informa que o parque de estacionamento localizado na A v. Sá Carneiro ficará encerrado às entradas a partir das 08h30 e as saídas a partir das 09h30.

Os parques que de estacionamento, Fórum Madeira, Marina Shopping, Galerias de São Lourenço e

restantes que se encontrem ao longo do trajecto da prova, terão o acesso condicionado.

Transportes Públicos

Durante o período de interrupção ao trânsito, as carreiras dos Transportes Públicos Horários do Funchal (HF), Rodoeste, Sociedade de Automóveis da Madeira (SAM), e Empresa de Automóveis do Caniço deverão utilizar as seguintes alternativas:

-Oeste (HF)

Rua João Paulo 11, Estrada Eng.o Jaime Ornelas Camacho, Av. Calouste Gulbenkian, Rua Dr. Brito Câmara e/ou Av. do Infante, retomando a partir daí, as viagens de regresso.

- Centro (HF)

Via 25 de Abril, Largo Severiano Ferraz, Rua 5 de Outubro efetuando inversão de marcha na Ponte Nau sem Rumo.

- Este (HF)

Rua Visconde do Anadia efetuando paragem junto ao Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira para entrada de passageiros, invertendo a marcha na Ponte do Carmo, em direção à Rua Brigadeiro Oudinot.

- SAM e Empresa de Automóveis do Caniço

Via 25 de Abril (antiga Cota 40), Campo da Barca, Rua do Visconde do Anadia, efectuando paragem junto ao Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira para entrada de passageiros, invertendo a marcha na Ponte do Carmo, em direcção à Rua Brigadeiro Oudinot.

Táxis

As Praças de Táxis existentes ao longo da Estrada Monumental, entre a Rotunda da Assicom e a Ponte do Ribeiro Seco, estarão desatavas entre as 07h30 e as 12h30. As situadas no Largo António Nobre, Avenida Arriaga, Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Largo dos Varadouros e Avenida Sá Carneiro estarão desactivadas entre as 08h30 e as 14 horas.

Outros

O acesso e saída do Porto do Funchal deverá ser efectuado exclusivamente pelo denominado túnel da Pontinha.

O trânsito na Rua da Casa Branca, troço entre a Rua Velha da Ajuda e a Estrada Monumental, far-se-á nos dois sentidos e na Rua dos Tanoeiros e Rua 5 de Outubro, troço a sul da Ponte do Bettencourt, far-se-á em sentido contrário com saída para a Ponte do Bettencourt.

Caso os eventos terminem antes da hora prevista, ou se verifiq\)e um número de atletas diminuto, deverá ser retomada a normal circulação rodoviária por parte da Polícia de Segurança Pública, pelo que, os condutores deverão circular com precaução devido à circulação de atletas na berma da faixa de rodagem.

As interrupções e condicionamentos de trânsito serão coordenados pela Polícia de Segurança Pública. Esta entidade permitirá, se possível, os acessos/ saídas dos edifícios habitacionais e unidades hoteleiros, desde que não conflituem com a prova em decurso e não coloquem em risco a segurança dos participantes.