Madeira

Radar meteorológico do Porto Santo protege Madeira de aluviões

None Ver Galeria

O presidente do Governo Regional inaugurou hoje, no Porto Santo, o radar meteorológico, “um dos grandes avanços tecnológicos” que vai permitir prever cargas de água ou índices de pluviosidade muito elevados, sendo possível prevenir e tomar medidas adequadas de protecção e salvaguarda de infraestruturas, pessoas e bens.

A Madeira tem, segundo Miguel Albuquerque, melhores condições de previsão, graças a um conjunto de infraestruturas que têm melhorado as condições de prevenção de catástrofes na salvaguarda de infraestruturas de pessoas e bens.

O radar que hoje foi inaugurado na presença de várias entidades, como a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é um sistema avançado que permite, dentro de um tempo razoável, adoptar “medidas cautelares para salvaguardar pessoas e bens nas melhores condições, e evitar a circulação de pessoas nas zonas de potenciais catástrofes”, destacou o governante.

Quanto à sua localização, diz que o Porto Santo é a melhor zona para cobrir todo o arquipélago, à excepção das Selvagens.

O financiamento deste projecto foi feito através de Fundos Europeus, tendo Albuquerque aproveitado para demostrar a importância da inserção de Portugal e da Madeira na União Europeia (EU), enquanto espaço de solidariedade e de coesão, considerando que o projecto europeu é o melhor de sempre desde há 70 anos.