Desporto

Portugal no Europeu de sub-17, ao bater na Madeira a Finlândia

FOTO HÉRDER SANTOS/ASPRESS
FOTO HÉRDER SANTOS/ASPRESS

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 assegurou hoje o ‘passaporte’ para o campeonato da Europa Inglaterra 2018, ao vencer a Finlândia por 2-0 e qualificar-se como segunda do Grupo 4 da Ronda de Elite.

O triunfo, construído na primeira parte, com golos de Noha Nurmi, na própria baliza, aos 21 minutos, e Nuno Cunha, aos 36, permitiu à equipa das ‘quinas’ terminar com sete pontos, os mesmos da Suíça, embora os helvéticos tenham ficado em primeiro, por vantagem nos golos marcados.

Desde cedo que os médios de Portugal se evidenciaram na partida, com Nuno Cunha a dar o primeiro aviso, logo aos dois minutos.

As oportunidades foram-se sucedendo, mas o golo surgiu apenas a meio do primeiro tempo, com Noah Nurmi a introduzir a bola na própria baliza, na sequência de um livre convertido por Nuno Cunha.

A Finlândia mostrava-se uma equipa inofensiva em termos ofensivos, raramente chegando ao meio-campo luso, mas ainda assustou, aos 26 minutos, num cabeceamento de Hiekkanen, que passou perto da baliza de João Monteiro.

O domínio português prosseguiu e, após desperdícios de Bernardo Silva e Félix Correia, o golo chegou aos 36 minutos, numa grande penalidade assinalada por mão na bola, convertida por Nuno Cunha.

O resultado podia ter ficado ainda mais volumoso antes do intervalo, mas o remate de Nuno Cunha acertou na barra.

Os escandinavos entraram com outra atitude no segundo tempo e começaram a ameaçar o setor defensivo luso.

Ainda assim, Portugal dispôs de várias oportunidades para poder dilatar o resultado, com destaque para a tentativa de Eduardo Ribeiro, aos 67 minutos, detida por Sinisalo.

A seleção portuguesa de sub-17 marca, assim, presença no Europeu, que conquistou em 2016, para, depois, falhar o apuramento em 2017.