Madeira

PS exige medidas para resolver lista de espera para cirurgias

None

Os deputados do PS-M estiveram, hoje, junto ao Hospital dr. Nélio Mendonça, para exigir ao Governo Regional medidas, no próximo orçamento regional que permitam reduzir a lista de espera para cirurgias

Sofia Canha lembrou que, em 2015, quando o executivo de Miguel Albuquerque tomou posse, havia 16 mil pessoas em lista de espera para cirurgias e que, neste momento, esse número passou para mais de 18 mil. A deputada recorda que duas das medidas previstas, a contratualização de outros serviços e os cheques-cirurgia, foram abandonadas.

O programa de recuperação de cirurgias, com cerca de um milhão de euros por ano, mostrou ser insuficiente, porque os números vieram a aumentar. “São cerca de 800 pessoas inscritas neste programa de recuperação de cirurgias, mas, como se verifica, com a entrada de novos casos, este número tem vindo a aumentar”, disse.

O PS-Madeira pretende que, no próximo ano, no próximo Orçamento Regional, “o Governo demonstre claramente que está preocupado e está determinado em resolver esta situação, porque os utentes que estão em lista de espera há dez, quinze anos precisam da solução para o seu problema». «A verdade é que há muitas pessoas que ficam a aguardar eternamente, até se agudizar o seu problema, e o Sistema Regional de Saúde não lhes dá uma cabal resposta”.