Turismo

Pestana Hotel Group desenha curso de hotelaria para 26 alunos

O Pestana Hotel Group e a Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM) criaram uma equipa conjunta e lançam o projecto pedagogicamente inédito em Portugal ‘Qualificar para Crescer’.

Trata-se de uma iniciativa inovadora e pioneira, ao nível da formação em hotelaria e restauração, para que esta escola seja desde o início uma empresa, e vice-versa, disponibilizando uma solução há muito esperada, que garante uma imersão em ambiente empresarial, ainda em contexto educativo.

Neste projecto, cuja co-criação é do Pestana Hotel Group, os quadros Pestana têm um papel fundamental e activo no ‘mentoring’, planeamento e implementação do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, bem como, na formação e avaliação dos 26 alunos que o frequentam na ETPM.

José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, afirma que tem “vontade de participar de forma activa na formação dos futuros profissionais do sector e o compromisso assumido com este projecto é a imersão imediata em ambiente empresarial real durante os 3 anos académicos, assegurando que no dia da entrada no mercado profissional em contexto laboral real os alunos estão num ambiente natural e já totalmente adaptados, em total alinhamento com as necessidades do empregador e as expectativas dos clientes. É um programa educativo que na sua génese, foi desenhado em conjunto e por isso totalmente adaptado às realidades actuais do mercado.”

Com início em Setembro deste ano, o curso contempla um plano curricular de três anos lectivos, numa média anual de 1.100 horas. Para além disso, desenvolve-se em três áreas: sociocultural, científica e técnica, onde se inclui a formação em contexto de trabalho, representando um volume global de formação de cerca de 86 mil horas.

Os recursos humanos do Pestana Hotel Group asseguram formação técnica, bem como, a realização da formação em contexto de trabalho, a desenvolver nas várias unidades hoteleiras do grupo, em Portugal e no estrangeiro, o que representará um volume de formação de 21 mil horas.

A relação já existente, desde 2011, entre o Pestana Hotel Group e a ETPM permitiu até agora que 163 alunos tenham realizado períodos de formação em contexto de trabalho em mais de 25 unidades do Pestana Hotel Group e foi neste contexto de uma relação já existente que surgiu a ideia no seio de ambas as equipas.

Como maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa, o Pestana Hotel Group defende que só com a aposta permanente nos recursos humanos é possível continuar a prestar o serviço de excelência no Turismo, que mantém a marca Pestana na actual posição de liderança. Acima de tudo é urgente fechar o “gap” entre o “tempo de escola” e a imersão no mercado de trabalho real, acelerando de forma concreta a adaptabilidade dos recursos e aumentando a sua sustentabilidade e competitividade futuras, também em contexto internacional.