Turismo

Lisboa, Madeira e Algarve são os destinos portugueses preferidos para passar as mini Férias de Natal e Fim de Ano

Lisboa, a Madeira e o Algarve são as regiões mais procuradas em Portugal pelos viajantes no portal da HomeAway®. O recente estudo demonstra também um aumento contínuo e significativo da procura do destino Portugal, nomeadamente a região do Algarve e Ilha da Madeira para celebrar as festas. Os resultados obtidos foram apurados através das reservas efetuadas, a partir de todos os portais do Grupo HomeAway®, para as estadias a começar entre os dias 19 e 26 de Dezembro.

De acordo com o mesmo estudo, a costa Algarvia é o destino que regista uma maior preferência de viajantes estrangeiros, nomeadamente, as localidades de Albufeira, Lagos e na Praia da Luz. Apesar de serem destinos tradicionalmente muito procurados nas épocas de maior calor, este ano verificou-se um aumento nas reservas de alojamentos para a quadra natalícia e festejos de fim de ano. De entre os destinos destacados no Algarve, o maior aumento de reservas pertence à Praia da Luz, onde se verificou um aumento face ao ano anterior. Contudo, Alfubeira é o destino predilecto e o mais procurado pelos turistas que escolheram Portugal para encerrar o ano.

Para além do Algarve, este estudo revela que as Ilhas da Madeira e Porto Santo têm sido cada vez mais procuradas, incluindo algumas localidades menos conhecidas como Arco de Calheta ou Caniço. Efetivamente, em Caniço, verificou-se um aumento das reservas para as datas consideradas neste estudo. O tradicional fogo-de-artíficio e a temperatura amena da ilha da Madeira são, de facto, os fator-chave e a garantia da escolha deste destino para celebrar um novo ano.

Este estudo da HomeAway® vai ao encontro das mais recentes distinções que Portugal recebeu nos World Travel Award, onde foi eleito o melhor destino da Europa e do Mundo. De 2016 para 2017, verifica-se, assim, um aumento do número de reservas de alojamentos na capital lisboeta. Nesta quadra em Lisboa, é possível usufruir de várias atrações natalícias, como visitar a maior pista de gelo, na Wonderland e percorrer os vários mercados de Natal que existem um pouco por toda a cidade, sem esquecer as luzes de Natal que iluminam e dão cor a umas das capitais europeias, mais atrativas para passar esta época festiva.

No Reino Unido, França e Espanha, as capitais são as cidades mais procuradas

No Reino Unido, Londres é a cidade preferida dos viajantes que querem desfrutar das luzes e da decoração natalícia da capital. No caso francês, para aproveitar a época natalícia, junto de amigos e família, os viajantes preferem aproveitam a magia de Paris. Em Espanha, apesar de Madrid não ocupar o primeiro lugar na lista de preferências dos viajantes, é o segundo destino espanhol mais procurado, seguido de Barcelona, o que demonstra um interesse dos viajantes pelo turismo urbano.