Turismo

Turismo quer facilitar investimento no património

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, defendeu hoje a necessidade de criar mecanismos que facilitem o investimento no património e uma maior articulação entre os setores privado e público.

“É preciso criar mecanismos para que o investimento no património seja mais fácil, para que o património dê receitas, gere riqueza e para que se possa inovar”, defendeu a secretária de Estado nas Caldas da Rainha, onde hoje inaugurou um novo espaço de turismo.

Para a governante, é ainda preciso “garantir cada vez mais um trabalho de articulação entre o Estado e o setor privado no sentido de dinamizar o investimento e criar condições para que ele aconteça de uma forma célere e rápida”.

Ana Mendes Godinho sublinhou a aposta do Governo na requalificação e valorização do património, mas também na “democratização do seu uso”.

A secretária de Estado disse que o “grande desafio” do Governo será garantir que quem visita Portugal “chega a todo o país” e não se fixa apenas nos destinos turísticos tradicionais, porque se há “destinos que estão na moda, como Lisboa, as modas também passam”.

Daí que o setor tem de ter “a capacidade de comunicar tudo aquilo” que Portugal tem, contrariando a “falta de perceção” do turista estrangeiro sobre a “riqueza patrimonial do país”, disse.

Para isso, o Governo quer apostar “no trabalho no terreno, através das entidades de turismo”, para se ganhar escala e conseguir “comunicar lá fora” aquilo que há de diferente em Portugal.

Ana Mendes Godinho falava durante a inauguração do novo edifício de turismo das Caldas da Rainha, instalado na antiga esquadra da polícia e cadeia, requalificadas no âmbito de uma candidatura para a regeneração urbana da cidade.

A recuperação do edifício - construído no sec XVI para acolher o hospício dos monges arrábidos à época instalados no convento das Gaeiras, no concelho de Óbidos - implicou um investimento de meio milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários em 165 mil euros.

O espaço de turismo, localizado no topo da praça da fruta (um ex-líbris turístico), inclui um quiosque de testemunhos de visitas (onde os visitantes podem tirar fotos e deixar mensagens ‘online’), mesas e paredes interativas onde se pode aceder ao guia turístico da cidade e visualizar o património, galeria de exposições, loja de produtos tradicionais, café e restaurante.