Turismo

‘Il Gallo d’Oro’ é 265.º na lista do mil melhores restaurantes do mundo

O madeirense ‘Il Gallo d’Oro’, restaurante com estrela Michelin do The Cliff Bay, integra os mil melhores do mundo do ranking ‘La liste’.

A compilação patrocinada pelo Ministério de Negócios Estrangeiros da França integra mil restaurantes de excepção à escala global com base na interpretação das classificações e análises feitas por centenas de guias e portais da especialidade, desde o Guia Michelin, ao Guia Boa Cama, Boa Mesa, o Guia Repsol, Foursquare, TripAdvisor, Lo Mejor de la Gastronomia, Google Reviews, Worl 50 Best, Zomato.

Há sete restaurantes portugueses no primeiro ranking ?la liste' divulgado a 17 de dezembro. São eles: Ocean (na posição 76), em Alporchinhos; Belcanto (101), em Lisboa; Vila Joya (142), em Albufeira; Fortaleza do Guincho (184), em Cascais; Il Gallo D"Oro (265), no Funchal; Arcadas Restaurante (504), em Coimbra; e Henrique Leis (506), em Almancil.

A base para eleger os representantes portugueses foram apenas duas fontes, os guias Boa Cama Boa Mesa e Michelin, não sendo por isso de estranhar que dos sete incluídos apenas um não tenha estrela (o Arcadas, que, contudo, a teve entre 2010 e 2012).

O número um da lista é o suíço Restaurant de l"Hôtel de Ville, em Crissier, cabendo à França e ao Japão o maior número de entradas entre os mil.