Turismo

12 PME madeirenses do Turismo distinguidas como PME Excelência

12 empresas madeirenses do sector Turismo  foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2014, num universo de 241 empresas do sector e de 1.845 empresas dos vários sectores de atividade, que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2013.

O turismo tem uma quota de 13% do universo Excelência e é o setor que regista uma maior subida nas exportações, com um crescimento médio de 75%. É também o setor que apresenta a maior evolução em todos os indicadores de desempenho, num ano.

A lista das empresas premiadas foi anunciada na passada semana, numa cerimónia no Europarque, em Santa Maria da Feira.

No seu conjunto, as 241 empresas PME Excelência do Turismo geram 7.037 postos de trabalho diretos e apresentam um volume de negócios superior a 546 milhões de euros em 2013.

Com um ativo líquido de 698 milhões de euros e capitais próprios de 430 milhões de euros, as PME Excelência do Turismo têm uma autonomia financeira média de 62% e níveis de rentabilidade superiores à média nacional.

A nível setorial, as 241 empresas estão distribuídas pelas seguintes atividades: 113 estabelecimentos de restauração e bebidas, 90 empreendimentos turísticos, 21 agências de viagem, 13 rent-a-car e 4 estabelecimentos de animação.

Regionalmente, é nos distritos de Faro, Lisboa e Porto com, respetivamente, 55, 54 e 35 empresas, onde se concentram 60% das PME Excelência.

A PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial, criado numa parceria com o IAPMEI e com os principais bancos, com o objetivo de premiar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e que visa conferir notoriedade junto do mercado e proporcionar o acesso facilitado a financiadores e a soluções de crédito ajustadas às suas estratégias de investimento.

A seleção das PME Excelência é feita anualmente, a partir do universo das PME Líder, e distingue as empresas que, em cada ano e nos vários setores de atividade, se destacam pelos melhores resultados económico-financeiros e de gestão.