Turismo

Agências de viagens apelam para que mudança de tutela siga "continuidade lógica" na promoção do país

O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) apelou hoje à secretária de Estado do Turismo para que, apesar das alterações políticas, esta permita "uma continuidade lógica" na promoção do país, trabalho que tem tido "bons resultados".

No seu discurso de abertura do 41.º congresso nacional da APAVT, que começou esta tarde em Albufeira, Pedro Costa Ferreira congratulou-se com o facto de a abertura do congresso coincidir, "de forma particularmente feliz, com a passagem de pasta da secretaria de Estado do Turismo", aproveitando para sublinhar algumas "notas importantes" na presença de Ana Mendes Godinho.

"Gostaríamos de sublinhar que, se alguma coisa temos repetidamente solicitado às instâncias políticas, é que não derramem nas estruturas de representação do turismo as mudanças políticas que naturalmente vão decorrendo, ao nível do Governo. Se sempre o temos defendido, hoje não lhe vamos expressar opinião diversa", afirmou.

Um pedido, esclareceu, assente em três motivos essenciais. Em primeiro lugar, "porque o país detém recursos escassos, e quando se alteram radicalmente as políticas, de promoção e não só, apenas com uma certeza ficamos -- a de estarmos a desbaratar todos os recursos já utilizados. Em segundo lugar, porque o país tem alcançado bons resultados, aliás, tão expressivos que dificilmente se poderá argumentar que o trabalho recente não tem sido bem orientado e bem trabalhado", acrescentou Pedro Costa Ferreira.

E finalmente, dirigindo-se ainda à nova secretária de Estado, explicou: "Porque o seu antecessor [Adolfo Mesquita Nunes), naquilo que identificámos atempadamente como um dos seus legados mais importantes, soube afastar a sua figura política das ações de promoção, permitindo assim a sua continuidade lógica, mesmo que com alterações políticas ao nível da tutela".

O presidente da APAVT diz, a este propósito, que considera a atual estratégia de "moderna, coerente e de indiscutível bom gosto".

Pedro Costa Ferreira disse que esta foi também a mesma opinião que lhe foi transmitida pelo presidente da associação alemã das agências de viagens.

"Depois de, no congresso da DRV realizado há escassos dias, ter assistido à apresentação de Portugal, (aliás, os filmes que acabámos de ver foram uma pequena parte do que lhes foi apresentado) disse-me que esta foi considerada por todos os congressistas alemães, simplesmente extraordinária, a todos os níveis (...). Deste modo, só teremos a ganhar, em minha opinião, se pudermos consolidar e naturalmente melhorar o trabalho já realizado, sustentados na continuidade das suas fundações", concluiu.

O 41.º Congresso da APAVT decorre de hoje a 06 de dezembro em Albufeira, no Algarve, sob o tema: 'Partilhar o Futuro'.