Turismo

Hostel Santa Maria com três dimensões

Ver Galeria

A antiga escola primária da rua de Santa Maria vai dar lugar a um hostel, um novo conceito de alojamento turístico, muito em moda nas zonas históricas das cidades. Trata-se de um investimento privado que ronda os 700 mil euros, cria 25 postos de trabalho e aumenta a oferta hoteleira regional em 50 camas, distribuídas por duas suites,  dois quartos duplos e dormitórios.

O novo empreendimento hoteleiro situado na zona velha da cidade é inaugurado amanhã, 23 de Maio, altura em que será apresentado a polivalência  de um edifício que foi completamente renovado, mas mantém a sua traça original. Aliás, segundo os promotores, o hostel recupera características da construção típica madeirense com os telhados vigados a madeira e tectos em caixote, mantém os amplos pé-direitos, bem como parte da azulejaria original e os pisos de madeira.

A componente de alojamento está modernamente equipada e “decorada em estilo chique / casual, oferecendo uma estadia confortável e de elevada qualidade”. O hostel aposta sobretudo em dormitórios mistos de quatro, seis, oito ou dez camas,  equipados com beliches, cacifos integrados, luzes de leitura individuais e tomadas eléctricas.

O preço por noite nos dormitórios é de 20 euros por pessoa. Os duplos  custam 35 euros e as suites 70 euros.

O ‘Santa Maria’ está dotado de uma sala de convívio comum com sofás, poltronas, TV e Wi-Fi gratuito. No piso superior localiza-se um mezzanine, com puffs e área de leitura. Nas traseiras do edifício há uma zona ao ar livre, com mobiliário lounge. Tem também uma cozinha totalmente equipada, onde os hóspedes podem cozinhar, sendo que o pequeno-almoço está incluído na tarifa do quarto.

Nos andares térreos estão localizados um bar que serve 35 marcas de gin e um restaurante com cozinha aberta sobre a sala e uma decoração inspirada nas antigas peixarias. A sala principal pode acomodar 70 pessoas, mas conta com uma esplanada privativa, nas traseiras do edifício, com capacidade para mais 40 pessoas.