Turismo

Gasto médio dos turistas no Porto e Norte sobe para 520 euros

Os turistas que visitaram o Porto e o Norte  durante o primeiro trimestre deste ano gastaram em média 520 euros, um valor  "bastante superior" aos 283 euros do mesmo período de 2013, segundo um inquérito  do IPDT -- Instituto de Turismo.

Em comunicado, o IPDT explica que a subida do consumo médio global é  reflexo do aumento do tempo médio de estada dos turistas em lazer ou em  visita a familiares/amigos e, também, do acréscimo do consumo dos visitantes  que pernoitam na zona do Grande Porto.

Já no caso dos turistas em negócios, observaram-se tempos de permanência  semelhantes aos do primeiro trimestre de 2013.

Segundo os resultados do mais recente estudo que define o perfil do  turista que visitou o Porto e Norte de Portugal, cada visitante gastou na  região, em média, 75 euros por noite, mais 20 euros que no mesmo período  em 2013.

O estudo indica ainda que 36,9% dos turistas visitaram o Porto e Norte  de Portugal por motivo de férias, 33,7% para ver familiares e amigos e 21,3%  em negócios.

"Os que se deslocam em férias, fazem-no para descansar/relaxar e para  visitar a região, destacando a beleza natural ou a localização como principais  atributos para a escolha", salienta o Instituto de Turismo.

O IPDT nota ainda que 89,7% destes turistas "declararam não ter ponderado  outros destinos quando decidiram fazer as suas férias no Porto e Norte de  Portugal", sendo que os referiram ter ponderado outros destinos, nomeadamente  Espanha e Itália, dizem ter optado por Portugal "devido aos preços e à curiosidade".

Do estudo efetuado resulta também que França e Espanha são, tal como  nos trimestres anteriores, os principais mercados emissores de turistas  estrangeiros para o Porto e Norte de Portugal, destacando-se a Ryanair e  a TAP como as companhias aéreas mais utilizadas pelos turistas, com uma  quota de mercado conjunta de 70%.

Os turistas que se deslocaram em negócios concentraram-se maioritariamente  em hotéis no Grande Porto, enquanto os turistas em visita a familiares/amigos  ficam alojados em locais fora dessa área.

Relativamente ao perfil do turista que visita a região, é, "ainda que  com uma pequena predominância", do sexo feminino, com idades compreendidas  entre os 26 e os 50 anos, sendo 44% casados e a maioria com um nível de  rendimentos entre 2.000 a 4.000 euros, um valor superior ao do trimestre  homólogo.