Turismo

Associações algarvias lançam marca "Puro Algarve" para turismo de natureza

Três associações de desenvolvimento local  algarvias lançaram o projeto "Puro Algarve" para potenciar o turismo de  natureza na região e que terá como montra uma plataforma digital multimédia,  disse hoje à Lusa um dos coordenadores, Artur Gregório.

Na sua página na Internet, que estará disponível a partir de 30 de março  em versões portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, os visitantes  poderão pesquisar recursos específicos e escolher os circuitos que podem  fazer, bastando descarregar informações, ou agendar visitas guiadas em todo  o Algarve.

"Temos recursos e potencialidades fenomenais que ainda não estão a ser  utilizadas de forma sustentável", disse Artur Gregório, sublinhando que  o projeto visa tornar o setor do turismo de natureza mais estruturado, mais  organizado e ajudar o Algarve a combater a sazonalidade turística e a afirmar-se  como destino turístico completo.

O Puro Algarve "é uma marca regional para o turismo de natureza e é  o resultado de dois projetos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa  de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento  local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão  a trabalhar há dois anos", explicou Artur Gregório, da InLoco.

A promoção dos pequenos prestadores turísticos e produtores artesanais,  dos cuidadores de paisagens e do património que são incentivados pelos promotores  do projeto a organizarem-se e a trabalhar em rede é outro dos objetivos  da iniciativa.

Numa primeira fase os responsáveis preveem ter um grupo de 36 prestadores  de serviços, artesãos e produtores.

"Estamos a criar um sistema que permita não só estimular a qualidade  dos aderentes à marca como também a criar essa imagem exterior de qualidade  para tudo o que são produtos, serviços e locais dignos de ostentar a marca  'Puro Algarve'", contou Artur Gregório.