Associações algarvias lançam marca "Puro Algarve" para turismo de natureza
Três associações de desenvolvimento local algarvias lançaram o projeto "Puro Algarve" para potenciar o turismo de natureza na região e que terá como montra uma plataforma digital multimédia, disse hoje à Lusa um dos coordenadores, Artur Gregório.
Na sua página na Internet, que estará disponível a partir de 30 de março em versões portuguesa, inglesa, francesa, alemã e espanhola, os visitantes poderão pesquisar recursos específicos e escolher os circuitos que podem fazer, bastando descarregar informações, ou agendar visitas guiadas em todo o Algarve.
"Temos recursos e potencialidades fenomenais que ainda não estão a ser utilizadas de forma sustentável", disse Artur Gregório, sublinhando que o projeto visa tornar o setor do turismo de natureza mais estruturado, mais organizado e ajudar o Algarve a combater a sazonalidade turística e a afirmar-se como destino turístico completo.
O Puro Algarve "é uma marca regional para o turismo de natureza e é o resultado de dois projetos de cooperação no âmbito do PRODER-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural que as associações de desenvolvimento local Vicentina, InLoco e a Associação Terras do Baixo Guadiana já estão a trabalhar há dois anos", explicou Artur Gregório, da InLoco.
A promoção dos pequenos prestadores turísticos e produtores artesanais, dos cuidadores de paisagens e do património que são incentivados pelos promotores do projeto a organizarem-se e a trabalhar em rede é outro dos objetivos da iniciativa.
Numa primeira fase os responsáveis preveem ter um grupo de 36 prestadores de serviços, artesãos e produtores.
"Estamos a criar um sistema que permita não só estimular a qualidade dos aderentes à marca como também a criar essa imagem exterior de qualidade para tudo o que são produtos, serviços e locais dignos de ostentar a marca 'Puro Algarve'", contou Artur Gregório.