Turismo

Hotel Jardim do Atlântico limpa orla marítima

Pelo quinto ano consecutivo, o Hotel Jardim Atlântico reuniu, no dia de ontem, os seus hóspedes e colaboradores e juntamente com elementos da Marinha, Parque Natural da Madeira, Câmara Municipal da Calheta, Junta de Freguesia do Paul do Mar, empresa de observação de cetáceos 'H2O Madeira' e estudantes, promoveu uma recolha de lixo de toda a orla marítima da freguesia do Paul do Mar, numa extensão aproximada de 2 200 metros.

Nesta acção, a preocupação não se prendeu somente com a limpeza da costa mas também com o fundo marinho, por isso mesmo houve a colaboração do Parque Natural da Madeira e de elementos da Marinha, que se ocuparam da limpeza no cais do Paul do Mar, recorrendo para isso ao mergulho. Os estudantes recolheram os resíduos também do fundo marinho recorrendo à prática do 'snorkeling'. Os restantes elementos dividiram-se em duas equipas na limpeza da praia, recolhendo aproximadamente três metros cúbicos de resíduos indiferenciados e embalagens.

O grande objectivo desta acção é essencialmente sensibilizar a população local para ter um maior cuidado com o seu meio ambiente. A presença dos hóspedes do hotel na recolha do lixo, por se tratar de algo invulgar, também despertou alguma atenção.

Esta actividade esteve inserida no 'Mês Verde' que o Hotel Jardim Atlântico está a concretizar de 14 de Setembro até 13 de Outubro, com inúmeras acções envolvendo os hóspedes, colaboradores e várias entidades públicas e privadas. Uma forma de divulgação do Rótulo Ecológico Europeu, distinção atribuída a esta unidade hoteleira em 2004. Foi, de resto, a primeira unidade hoteleira a ostentar estar distinção na Península Ibérica em 2004. A origem de todos os produtos que ostentam este rótulo é mais ecológica e amiga do ambiente que os demais.

As actividades desenvolvidas, para além do cariz ambiental, também procuram envolver os hóspedes na cultura e tradições típicas da Madeira, não só através de visitas a museus e centros mas também na concretização de conferências temáticas.