Turismo

BTL contra pessimismo celebra 25 anos à espera do visitante um milhão

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) comemora  25 anos esta edição, aguardando ultrapassar o milhão de visitantes, numa  altura em que o setor deve contrariar o pessimismo existente, segundo o  presidente da comissão organizadora, Vítor Neto.

A BTL deste ano acolhe como convidada nacional a região centro e vai  dar particular enfoque, em termos internos, ao turismo religioso, ao golfe  e ao setor empresarial ('meeting industry').

A agora designada feira, que começa hoje e decorre na FIL,  em Lisboa, até domingo, mas que estará aberta ao público em geral apenas  no fim de semana, contará ainda com a estreia do turismo paulista.   "Queremos que esta feira seja também um momento de reforço da confiança  dos empresários do setor. É interessante que apesar de os últimos anos não  terem sido favoráveis, mesmo assim [o setor] teve um crescimento nas receitas  externas, que contam como exportações", afirmou o antigo secretário de Estado.

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal aumentaram 5,6% em  2012, de acordo com dados do Banco de Portugal, tendo o setor sido o maior  contribuinte para o excedente da balança de serviços, um dado que Vítor  Neto considera ter "passado um pouco despercebido".   Desde a primeira edição a BTL recebeu 994.618 visitantes, entre profissionais  e público geral, para além de 15.261 empresas, de acordo com dados da organização.  Este ano, Vítor Neto refere que vão ser 900 as empresas presentes, um  número que considera "razoável, tendo em conta a conjuntura".   "O investimento da organização na feira tem rondado os 10 milhões de  euros nas últimas 10 edições, com o valor investido em promoção a rondar  os três milhões de euros para o mesmo período", segundo comunicado da organização.