Turismo

Bruxelas autoriza compra da Olympic Air pela também grega Aegean Airlines

A Comissão Europeia deu hoje 'luz verde' à compra da companhia de aviação grega Olympic Air pela também grega Aegean Airlines, apesar desta aquisição criar uma situação de monopólio em determinadas ligações internas na Grécia.

Sendo dado como adquirido que a Olympic Air, confrontada com dificuldades financeiras, não é viável, a concentração "não serviria senão para anular uma concorrência destinada a desaparecer", considerou a Comissão Europeia, segundo um comunicado divulgado hoje em Bruxelas.

A Aegean Airlines tinha anunciado em outubro de 2012 um acordo para a compra de 100% da Olympic ao único acionista, o grupo de investimento Marfin, por 72 milhões de euros.

Em janeiro de 2011, um anterior projeto de fusão entre as duas companhias aéreas gregas foi bloqueado por Bruxelas, guardiã da concorrência na Europa, por criar um monopólio. Em abril deste ano, a Comissão parecia reticente a esta fusão e tinha anunciado a abertura de uma investigação aprofundada, temendo sempre a criação de um monopólio e uma subida dos preços. Mas perante o risco do desaparecimento da Olympic, que o Marfin, único acionista, decidiu deixar de apoiar, o executivo europeu decidiu autorizar a fusão "porque não terá qualquer efeito negativo adicional na concorrência", explicou no comunicado o comissário responsável pelo dossier, Joaquin Almunia.

A Comissão estabeleceu que não existia outro comprador credível senão a Aegean para a Olympic ou para os ativos desta.

A Comissão também sublinha no mesmo comunicado que a crise grega provocou uma quebra de 26% da procura de transporte aéreo interno a partir do aeroporto de Atenas, com 4,5 milhões de passageiros em 2012, 6,1 milhões de passageiros em 2009, uma tendência que se manteve no primeiro semestre de 2013.

A Comissão também sublinha que o número de ligações assegurada pela Aegean e a Olympic diminuiu fortemente nos últimos anos, e particularmente desde que foi rejeitado o primeiro projeto de fusão em 2011.

Em 2011, as duas companhias propunham serviços concorrentes em 17 ligações e atualmente em apenas sete ligações.