Turismo

Hotelaria madeirense com 31,6% de trabalhadores não qualificados

Mais de um quarto dos 5.436 trabalhadores da área do turismo madeirense não são qualificados. Números revelados pela Direcção Regional de Estatística (DRE) demonstram que 31,6% dos profissionais da área não possuem formação.

O valor mais alto verifica-se na categoria de apartamentos turísticos, onde 48,5% dos 66 trabalhadores desta categoria de estabelecimento não são qualificados. Juntas, a categoria de trabalhadores não qualificados e pessoal dos serviços, representam cerca de 70,7% do total de pessoal ao serviço em actividade exclusiva ou principal.

O estudo da DRE demonstra que 4,6% dos trabalhadores no Turismo ocupam cargos dos quadros superiores. Cerca de 248 profissionais pertencem aos cargos mais altos das diversas categorias de estabelecimentos, sendo que perto de 44% desempenham funções em hotéis.

Hotéis empregam 3 mil

Segundo os dados disponibilizados a 31 de Janeiro deste ano, são os hotéis quem mais emprega, sendo que na amostra analisada, a esta categoria de estabelecimento pertencem 56,3% do total dos profissionais. Aproximadamente 41,3% das pessoas empregadas pelos hotéis da região pertencem à categoria dos serviços. As estalagens empregam 500 pessoas, mais que a soma do pessoal empregado pelos apartamentos turísticos, pousadas, pensões e aldeamentos turísticos.