País

Forças Armadas reforçam apoio à proteção civil durante onda de calor dos próximos dias

None

Militares das Marinha e do Exército reforçam o apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) com mais 19 patrulhas, num total de mais 76 militares que estarão no activo, entre as 8 horas do dia 1 de Agosto (quarta-feira) e as 20 horas de 5 de Agosto (domingo), com especial incidência nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Setúbal. Este reforço surge no seguimento do pedido de apoio da ANPC às Forças Armadas, tendo como objetivo o incremento das ações de patrulhamento dissuasor no período referido, podendo estas ações ser prolongadas no tempo caso a previsão meteorológica assim o justifique.

A operacionalização destas ações de patrulhamento é efetuada junto dos Comandos Distritais da ANPC respetivos, em consonância com o restante dispositivo de vigilância presente nestes locais e coordenado com o oficial de ligação das Forças Armadas nesse distrito, em articulação com a GNR.

Recorda-se que atualmente já se encontram em missão 211 militares por dia, em 61 missões de apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil, ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e autoridades municipais.

O apoio das Forças Armadas neste âmbito em concreto traduz-se em seis apoios com equipamentos pesados de engenharia do Exército nos distritos de Aveiro, Leiria, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Faro e quarenta e quatro missões de patrulha da Marinha e do Exército, em apoio ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) no âmbito do Protocolo FAUNOS. Este protocolo em particular visa contribuir para o reforço da vigilância e sensibilização das populações em matas nacionais e perímetros florestais, durante o período crítico de incêndios florestais, nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

As restantes 11 missões dizem respeito ao apoio às autoridades municipais no âmbito dos protocolos celebrados entre o Exército e os respetivos municípios, sendo três em municípios no Norte (Viana do Castelo, Braga e Boticas), um na área metropolitana de Lisboa (Sintra) e sete no Sul (em Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel, Castro Marim, Alcoutim e Tavira).

Encontra-se ainda ativa uma missão de interdição de área no apoio à operação de meios aéreos na recolha de água para o combate a incêndios (“scooping”) na barragem da Régua.

Para mais informações: Porta-voz e Relações Públicas do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Comandante Pedro Coelho Dias: 966 226 463